Blog
Câmera fotográfica pode auxiliar no tratamento do Alzheimer!
- 7 de junho de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Estudos
Sim, é isso mesmo que você leu no título. Uma câmera fotográfica inovadora, capaz de estimular cognitivamente o doente com Alzheimer pode ser uma nova forma de tratamento!
Incrível, né?
A SenseCam é uma câmara fotográfica automática portátil que capta imagens do dia-a-dia e poderá ser usada como complemento ao tratamento farmacológico em pessoas com Alzheimer.
Os resultados são frutos de 5 anos de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal e de Leeds, no Reino Unido.
Segundo os pesquisadores, a câmera fotográfica pode ajudar a atrasar a manifestação clínica da doença, ou seja, o aparecimento dos sintomas.
Entenda o estudo
“Estimulação da memória na doença de Alzheimer em fase inicial: O papel da SenseCam no funcionamento cognitivo e no bem-estar”. Esse foi o nome escolhido para esse estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que tem sido realizado desde 2011.
Os pesquisadores partiram dos resultados de pesquisas anteriores que mostravam que o ato de visualizar imagens consegue estimular as áreas do cérebro que são responsáveis pelas memórias autobiográficas, ou seja, as memórias de sua própria vida.
A partir disso, os pesquisadores estudaram qual a eficácia da SenseCam quando usada como uma ferramenta de estímulo cognitivo na primeira fase do Alzheimer!
Os passos da pesquisa
Inicialmente, os pesquisadores fizeram um estudo-piloto com um grupo composto por 15 jovens e 14 idosos saudáveis.
Isso foi feito para explorar os efeitos da SenseCam no cérebro, sua estimulação cognitiva, entender e analisar como a câmera poderia ser usada mais tarde em pessoas com Alzheimer.
Depois que os cientistas viram que o método tem potencial na estimulação cognitiva passaram para uma segunda fase, chamada de “estudo principal”, que contava com um grupo de 51 idosos, diagnosticados com Alzheimer em fase inicial.
Os idosos desse grupo eram, em maioria mulheres, e tinham idades compreendidas entre 60 e 80 anos.
Os pesquisadores dividiram os participantes em três sub-grupos e aplicaram em cada sub-grupo uma estratégia de estimulação cognitiva diferente, durante 6 semanas.
O primeiro sub-grupo usou um treino convencional de estimulação cognitiva (que contém exercícios de memorização de listas de compras, associação de caras e nomes, etc). O segundo sub-grupo foi orientado a registrar o seu dia-a-dia em um diário, e o terceiro usou a SenseCam, que capta imagens cotidianas vivenciadas pelos doentes.
O resultado?
Os pesquisadores concluíram que a SenseCam foi mais eficaz no desempenho cognitivo se comparada ao programa de treino cognitivo e ao diário escrito, que são técnicas muito usadas para esse tipo de estímulo!
Além disso, os pesquisadores atentaram para uma outra importante vantagem: A SenseCam não precisa de esforço ou motivação do doente: Basta colocar a câmera no pescoço!
E tem mais: A SenseCam também aumenta o bem-estar do doente de um modo geral e diminui os sintomas de depressão (que afeta 40% dos doentes de Alzheimer nos estágios iniciais). Ao final das 6 semanas de intervenção, o sub-grupo que usou a SenseCam foi o que teve mais redução nos sintomas de depressão!
O estudo resultou na tese de doutorado da pesquisadora Ana Rita Silva, que diz que as conclusões da pesquisa reforçam a importância da criação de novas técnicas não farmacológicas para os doentes em fase inicial. Afinal, o tratamento não-farmacológico é essencial para diminuir o impacto e a agressividade da doença.
Existem disponíveis diversas opções de atividades que estimulam cognitivamente a pessoa com Alzheimer e podem ser praticadas sem custos, como atividades simples de baralho, adaptadas para a capacidade do idoso, por exemplo. Tem um vídeo muito bacana na Plataforma de Ensino online do Alzheimer360 com vários exemplos de atividades práticas que você pode introduzir hoje mesmo no dia a dia de quem você cuida. Vale a pena assistir e implantar na sua casa não só essas dicas, como dezenas de dicas importantes sobre os cuidados de uma pessoa com Alzheimer. Quer assistir? É só clicar no link e se cadastrar!