Blog
Cheirar vinho pode ajudar a prevenir o Alzheimer
- 2 de novembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
O título pode parecer um pouco estranho, mas é basicamente isso que uma pesquisa norte-americana confirmou há pouco tempo. O curioso estudo feito na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, concluiu que enólogos, especialistas em identificar o cheiro e os sabores do vinho, tinham um maior desenvolvimento de áreas do cérebro ligadas à memória.
Foram comparados enólogos com pessoas que não eram especialistas em vinho. Como os primeiros se acostumaram a identificar odores que a maioria dos outros sequer consegue, concluiu-se que eles acabaram desenvolvendo melhor essas regiões cerebrais. Questionários e ressonâncias magnéticas confirmaram que essas áreas, ligadas à memória, eram maiores e mais espessas. Isso levou os cientistas a especularem também a hipótese de que os experts em vinho sintam menos os sintomas decorrentes do Alzheimer, caso tenham a doença.
Descoberta sobre o desenvolvimento cerebral
A pesquisa trouxe outra descoberta bem importante para todos aqueles que tem alguma relação com a Doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Segundo a Dra. Sarah Banks, que liderou a pesquisa, o dado mais animador é a conclusão de que áreas do cérebro podem ter alguma plasticidade, se desenvolvendo e expandindo mesmo após a idade adulta.
Isso mostra que é possível treinar o cérebro e desenvolvê-lo, prevenindo o Alzheimer e outras doenças. Há algum tempo especialistas já alertam sobre técnicas e exercícios capazes de deixar a mente mais ágil e ativa. Tanto para a memória quanto para o raciocínio, manter uma rotina de atividades é fundamental!
Se você quer também manter o seu cérebro afiado e a memória em dia para se prevenir do Alzheimer, é hora de começar a aprender algumas as atividades e técnicas capazes de garantir esses benefícios. Agora, se você cuida de alguém com Alzheimer, as mesmas técnicas podem ajudar na manutenção da saúde mental dessa pessoa, adiando o avanço da doença! Quer saber quais exercícios são esses e como aplicá-los no seu dia a dia e na rotina do idoso? Conheça o Alzheimer360, com aulas, palestras e dicas de especialistas em Alzheimer. Você assiste tudo da sua casa e já começa a aplicar!