Blog
Jovem cantora recria a história da mãe com Alzheimer em videoclipe inédito
- 5 de abril de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura
Quando assistimos pela primeira vez o videoclipe “Eternizando memórias” nos debulhamos em lágrimas! O vídeo foi criado para o trabalho de conclusão do curso Arte e mídia na Universidade Federal de Campina Grande, idealizado pela diretora e cantora Ivy Brito, em homenagem a sua mãe com a doença de Alzheimer. Para isso, ela escreveu, cantou, dirigiu e estrelou o vídeo.
Dona de uma sensibilidade imensa, a diretora e cantora conseguiu passar a profundidade da doença de Alzheimer em sua canção e vídeo. Impossível não se emocionar!
Fomos atrás da cantora e fizemos uma entrevista exclusiva!
A inspiração
O interesse de Ivy por esse estudo surgiu da sua curiosidade em entender como a doença de Alzheimer tem o poder de afetar a mente humana.
Segundo a diretora e cantora, o Alzheimer afeta a mente de forma tão surpreendente que não se limita só ao portador, mas afeta psicologicamente todos que convivem com ele.
“Comecei a observar isso depois que descobrimos que minha mãe tinha Alzheimer e o tratamento foi iniciado. A partir daí com, a evolução do quadro pude perceber quão profundamente a doença atinge a mente e o coração, ao ponto das recordações serem o eixo principal de qualquer interação, pois tudo parte do ponto lembrar ou não lembrar”.
A menina cuida da sua mãe junto com os três irmãos. Os cuidados e as tarefas são divididos entre os três e, segundo Ivy, as novas ações e reações da mãe por conta da doença sempre os tiram da rotina, com avanços e retrocessos.
“Ela depende de nós pra tudo, comer, tomar banho, se vestir. Ela anda normalmente se movimenta e quando não está sob o efeito de remédios fica muito agitada que faz com que passemos o dia inteiro com ela quando não estamos trabalhando ou fora de casa”, conta a diretora e cantora.
Ivy encontrou forte inspiração no livro “Quem, eu?” de Fernando Aguzolli, já citado aqui no blog.
“Como Aguzolli fez expondo sua vida como cuidador de sua avó e consegue ajudar muitas pessoas com a sua história, principalmente pelo valor que ele deu as lembranças que sua avó tinha e quais lembranças ele teria dela. Afinal, tendo Alzheimer ou não, é importante cultivar boas lembranças e fazer do hoje um bom momento para se recordar”.
Combustível principal: ajudar pessoas
A diretora afirma que ajudar outras pessoas e conscientizar a população sobre o Alzheimer foi sua grande motivação.
“Com toda a convivência com minha mãe comecei a pensar em outras pessoas que passam por isso e que precisam compartilhar experiências para tornar a vida mais fácil nesse vai e vem entre realidade e ilusão que existe em quem vivencia a doença de perto”.
Projeto “eternizando memórias”
Segundo a diretora, partindo do princípio de que quanto mais prazerosos forem os instantes, mais marcantes serão, surgiu a ideia do projeto “eternizando memórias”, que tinha como foco a importância da preservação da memória.
“O objetivo principal é levar o espectador a refletir por meio da música, audiovisual e de fotografias quão agradável o agora pode se tornar se for vivido plenamente, mesmo que no próximo minuto tudo for esquecido”, explicou Ivy.
A diretora geral do projeto não perdeu tempo: selecionou uma equipe de produção composta por 15 integrantes.
No clipe, Ivy atua como sua mãe na fase jovem e adulta, e aparece também como a cantora da música.
“O clipe foi uma viagem no tempo! Gravamos dos anos 50 até 2016 e pra isso eu e minha equipe de arte fizemos uma verdadeira caça ao tesouro pra encontrar figurinos e objetos de cada época”, conta Ivy.
A reação da mãe com Alzheimer ao assistir a homenagem
Apesar de se tratar da história e das lembranças da vida de sua mãe, a diretora e cantora enfatiza que o objetivo principal do seu trabalho não foi criar o vídeo para que sua mãe se lembre de alguma coisa.
“Ele foi feito pra que você que assista, entenda que por trás de uma mente que está se apagando por causa da doença de Alzheimer existe uma história, sentimentos, valor”, explica Ivy.
Afinal, um ponto muito frisado pela diretora é a necessidade de que as pessoas conheçam realmente a doença e saibam o que ela pode ou não causar no portador. A conscientização da população sobre o Alzheimer evitaria perguntas constrangedoras e diminuiria o preconceito que muitas pessoas ainda têm com o portador.
A diretora conta que a reação da sua mãe ao ver o vídeo foi surpreendente: “A minha mãe foi pra a defesa do meu TCC que aconteceu num cine teatro da minha cidade. O teatro estava lotado e ela se manteve inquieta em quase todo o tempo por que ela não fica mais atenta durante um grande espaço de tempo. Na platéia era uma comoção total, por ser um tema muito delicado e emotivo. Quando chegamos em casa a minha mãe desabou em choro e ali entendemos que a forma com que as emoções dela funcionam também são diferentes da nossa”.
A música e a doença de Alzheimer
Já falamos aqui no blog sobre a musicoterapia e seus benefícios para a pessoa com Alzheimer.
O ponto principal da musicoterapia é a afirmativa de que cada ser humano possui uma “identidade sonora”, formada por uma memória não-verbal. O objetivo da musicoterapia com o paciente de Alzheimer é estabelecer novos canais de comunicação através de estímulos não-verbais, mas sonoros.
Ivy sabia disso e utilizou dessa ferramenta, que também é sua paixão, para auxiliar o tratamento da sua mãe.
“Antes de saber disso [musicoterapia] eu já usava a música pra divertir a minha mãe e depois que comecei a estudar mais a fundo, a diversão se tornou tratamento. Usamos músicas de Luiz Gonzaga, Núbia Layette, Angela Maria, Demônios da garoa, Jovem Guarda para acalmá-la e estimular a memória, pois eles tem músicas que ela ouvia muito na juventude”, conta Ivy.
O nascimento da emocionante canção “Eternizando memórias”
Já ciente dos benefícios da musicoterapia para doentes de Alzheimer, e da música em si para todas as pessoas, Ivy encontrou na canção uma forma de se expressar e demonstrar para o público as emoções de uma pessoa com Alzheimer.
“Canto profissionalmente há alguns anos e componho também. Nas minhas pesquisas eu vi a importância da música pra o cérebro humano, e era tudo que eu precisava: usar a música pra ajudar a minha mãe. Então, compus a música de uma forma muito poética”.
Mais importante do que apenas se expressar, a diretora tinha como principal objetivo tocar as pessoas e conscientizar a população sobre a doença de Alzheimer
“A minha inquietação era compor uma letra que tocasse as pessoas não apenas pela fragilidade de assistirem algo sobre Alzheimer, mas que fizesse o público refletir sobre a importância de cuidar bem de quem está próximo para que os momentos vividos sejam tão importantes que valham a pena ser eternizados”.
Sobre um trabalho cheio de amor
Amor foi o ingrediente secreto desse projeto. O amor pela música unido ao amor pela sua mãe teve como resultado um trabalho emocionante!
“Foi muito difícil escrever, produzir e atuar no eternizando memórias, porque eu não era só uma diretora eu era filha da homenageada, então meu trabalho regado a lágrimas tem muito de mim, e sem sombra de dúvidas nada que eu possa produzir daqui pra frente vai ter tanto amor envolvido”.
Confira o videoclipe abaixo e letra da música, escrita em 30 minutos, na íntegra:
ETERNIZANDO MEMÓRIAS
Estrofe 1
Me fale de amor
Me faz um favor
Quando eu deixar a porta aberta
Entre sem desarrumar
Estrofe 2
O tempo passou
E tudo mudou
Mas, aquela história de pra sempre
Ainda está guardada aqui
Pré-refrão
Vamos rever os álbuns de fotografia
Pra não apagar da sua galeria
E se a foto amarelar
E se o futuro separar
Quero que lembre, me lembre, se lembre
O que foi bom
Quero que faça, refaça na mente
O que viveu
Refrão
Me lembre o quanto foi bom
Me diga o quanto durou
Que fale sobre o que sentiu
Sentindo a falta de quem se foi agora
Me lembre o quanto foi bom
Me diga o quanto durou
Que fale sobre o que sentiu
Eternizando memórias
A doença de Alzheimer e o bom humor
Ivy usa o bom humor e a compreensão como fortes aliados para lidar com a doença de Alzheimer na sua casa.
Além disso, ela dá as dicas: “Nunca discuta com o portador da doença, pois o que é lógico pra nós não é pra eles. Converse sempre, nunca o deixe sozinho. É fundamental brincar sempre e embarcar e na viagem deles. Eu sempre faço ela rir, é uma maneira de trazer ela pra o meu mundo. Quando ela sorri nós estamos na mesma sintonia, no mesmo lugar, na mesma época”.
Muito amor, compreensão, paciência e bom humor: junte esses ingredientes e torne a vida da pessoa que você cuida mais leve (e consequentemente, a sua)!
É importante lembrar também que quanto mais você souber sobre a doença de Alzheimer, melhores serão os cuidados. Além disso, com o conhecimento correto, você poderá informar as pessoas a sua volta e contribuir para que a sociedade compreenda melhor a doença de Alzheimer.
Para isso, conheça a plataforma de ensino online do Alzheimer360! Você irá se informar sobre a doença através dos melhores especialistas na área. Você assistirá a vídeos exclusivos e criteriosamente selecionados, de dentro da sua casa. É só acessar pelo seu smartphone, computador ou tablet e aprender todos os ângulos da doença de Alzheimer. Clique aqui e acesse agora!
Confira as fotos do ensaio:
Contato Ivy Brito:
Instagram: @ivybritoo
Facebook: https://www.facebook.com/ivybritoo
Projeto Eternizando Memórias: https://www.facebook.com/projetoeternizandomemorias/?fref=ts
Estou maravilhada pela maneira como falaram do “eternizando memórias” e sobre nossa equipe. Parabéns pelo cuidado, carinho e dedicação com que vocês trataram esse projeto e consequentemente todos que estão evolvidos nele.
O Alzheimer acomete diversas pessoas, especialmente idosos.
Ivyna, a partir de experiência familiar (e pessoal) e, obviamente, fazendo uso de seu talento, retrata neste clipe de forma simples, humilde e impactante esse drama vivenciado por diversas famílias. Parabéns!
Brigadaaaaaaaaaa!
A equipe no Blog Alzheimer 360 Graus,
O nossa gratidão enquanto família de Ivyna, pelo carinho e cuidado que trataram esse projeto.Deus sabe que foi um desafio grande para ela,ser uma profissional e ao mesmo tempo com a Emoção falando não,gritando no seu ser,por se tratar da sua mãe,da nossa mãe!
Espero que esse trabalho,alcance muitos corações,principalmente aos familiares de portadores de Alzheimer.
Que compreendam que o Alzheimer tem muitas e diversas características peculiares.Que só com um olhar de Amor,é que vamos desvendando os caminhos desse imenso Labirinto, chamado Alzheimer.
Parabéns! O nome disso é amor, que esse amor contamine outras famílias, que tem portadores de Alzheimer.