Cuidador
Mirinha me responde uma coisa, eu estou um pouco confusa, você é minha mãe ou minha irmã? Os olhos estavam fixos nos meus e fiz um esforço imenso, para que ela não percebesse o meu desespero.
Quem é esse homem que me olha com raiva e estranhamento? Quem é essa mulher que me diz coisas que humilham e ferem gratuitamente? Quem são essas pessoas que me pedem o tempo todo, para voltar para casa para matar a saudade do filho querido?
Fazer curativo todos os dias, nenhuma dor cura de repente. A ferida precisa de atenção, parece criança mimada, a todo momento ameaça se machucar de novo, se não receber amor e cuidados.
Tanto faz o dia em que estamos, mamãe me pergunta o tempo todo que dia é esse. Ela está vivendo em um tempo fora do tempo, em um espaço quase sem lembranças.
Ninguém nasceu sabendo ser mãe ou pai. Quando nasci meus pais aprenderam essa lição aos poucos, a cada choro, dor de barriga, febre no meio da noite… aprenderam a identificar a diferença entre o silêncio de cansaço e o silêncio de dor e desconforto;
Mamãe não quer aceitar que esse homem não é mais o marido dela. Eu não quero aceitar que esse homem não é mais meu pai. E ele parece aceitar que não tem mais ninguém. Confuso? Dolorido? Assustador!
João era um ateu convicto, segundo ele nunca precisou de Deus, pois seu sustento sempre fora fruto do seu trabalho árduo e dedicado; a saúde era resultado de uma dieta balanceada e cuidados com o corpo e a mente e a felicidade era consequência natural de tudo isso
Fomos para minha casa na véspera, pensei em passear um pouco para ver os enfeites de Natal, mas papai não se sentia bem, estava um pouco confuso e fazia muito xixi, não conseguia controlar e achamos melhor passar a noite em minha casa
O Amor é o ponto imóvel do Universo, é ele que sustenta e permite que a Roda da Vida gire e construa momentos desesperadores e acolhedores; instantes de encantamento e felicidade inimagináveis, que nos fazem tocar a dimensão mais sublime da Vida
Quando cheguei à casa dos meus pais, encontrei mamãe chorando sentada na cozinha, com os braços estendidos sobre a mesa. Sem dizer nada corri para o quarto para ver meu pai, ele estava sentado no vaso sanitário, sobre a tampa e olhava para a torneira da pia, que escorria um fio de água.
Para ela era tudo tão natural, como se todas as portas dos diversos universos paralelos estivessem escancaradas, e ela transitasse entre esses mundos com desenvoltura e intimidade, talvez maior do que conseguia neste plano tão confuso e limitante.
De repente papai começou a se atrasar para o almoço porque esquecia o caminho, embora trabalhasse a algumas quadras da casa; às vezes estacionava o carro no meio da rua ou sobre a calçada, com as portas abertas e uma dessas vezes deixou a chave no contato e o carro ligado.
Neste artigo, aprenda a identificar os sinais de violência no idoso. Conheça tambem os sinais de que o cuidador pode estar agredindo esse idoso, e sinais que podem ser observados em asilos. Aprenda a denunciar e a fazer sua parte para mudar essa triste realidade em nossa sociedade.
Uma reflexão e um bate papo sobre envelhecimento com a Revista Velharias sobre o tema: “Como as pessoas enxergam a velhice? “
Um consenso entre os médicos é de que o ideal é que o diagnóstico da doença de Alzheimer seja feito o mais cedo possível. Isso acontece porque na fase inicial o organismo tende a responder melhor aos tratamentos. Trouxemos os 7 principais sinais de Alzheimer que você pode ficar atento.
No decorrer da doença de Alzheimer algumas doenças podem aparecer e o cuidador deve estar atento, pois os sintomas são bem simples e as consequências podem não ser tão simples assim.
O Alzheimer é uma doença progressiva, ou seja, vai evoluindo ao longo do tempo. Com isso, os sintomas também vão se modificando e as abordagens para lidar com eles também. Existem 4 fases hoje na Doença de Alzheimer hoje e vamos falar sobre cada uma delas neste artigo.
Montamos essa lista para cuidar de você, cuidador, que já cuida de alguém o ano todo. Seguindo essa lista, temos certeza que você irá ter um 2019 mais equilibrado internamente, com paz interior e amor no coração. Quer resolução melhor do que essa?
Convidamos nossa parceira, psiquiatra e cuidadora de sua mãe com Alzheimer, Dra. Sueli Moseika para esclarecer como o psiquiatra pode ajudar a enfrentar a Doença de Alzheimer.
Cuidar de alguém é uma atividade que requer paciência, afeto, carinho, disposição e muita dedicação. Mas, como manter tudo isso quando o dia a dia é tão puxado e estressante? Elaboramos algumas dicas simples, porém eficazes, para ajudar a aumentar a motivação para cuidar nos momentos em que essa motivação está lá em baixo.
Ser um profissional do cuidado é uma missão linda, que merece todo o reconhecimento! Cuidar de alguém envolve muita responsabilidade, empatia e paciência. Elaboramos 6 dicas para quem exerce essa função tão bonita, de ser um cuidador profissional de pessoas com Alzheimer.
Estar ciente dos nossos direitos é fundamental, principalmente quando esses direitos podem transformar a vida da pessoa com Alzheimer. Por isso, estar bem informado é muito importante! Acompanhe sites de qualidade, veículos de comunicação que você confie e que te informe de forma clara e segura os aspectos da doença. Afinal, uma sociedade bem informada é […]
Uma das principais características que uma pessoa deve ter ao cuidar de um doente de Alzheimer é a capacidade de exercer a empatia.O conto, além de ser emocionante…
Minha mãe não quer comer. E agora? Essa é uma dúvida muito comum entre os cuidadores de pessoas com Alzheimer em relação á sua alimentação, por isso…
Somente neste último ano foram registrados 32.632 denúncias de violência contra o idoso. Em vista disso, reforçou-se a necessidade de falarmos sobre esse tipo de agressão contra o idoso. Um assunto tão triste, revoltante e infelizmente, comum.
Quem cuida de uma pessoa com Alzheimer conhece a importância de ter atividades interessantes, de estímulo cognitivo. Antes de começar a rechear os dias da pessoa que você cuida com inúmeras atividades, veja as dicas que elaboramos para que a escolha…
Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos aqui no Alzheimer360 é: Meu familiar foi diagnosticado com Alzheimer. E agora? Conto ou não para essa pessoa que ela tem a doença? Por se tratar…
Você cuida de alguém que tem Alzheimer e já sentiu cansaço, irritação, insônia, perda ou ganho de peso e vontade de se isolar de tudo e de todos? Ou conhece alguém que passa por isso, além de ter dificuldade em aceitar a doença, geralmente negando que o familiar possa ter Alzheimer? Esses são alguns sintomas do Estresse do Cuidador de Pessoas com Alzheimer.
Cada vez mais são desenvolvidos jogos e aplicativos para celular e tablets com o objetivo de ajudar as pessoas com Alzheimer. Já falamos de alguns por aqui, como o Sea Hero Quest , jogo que serve de estimulação cognitiva e ainda reúne dados sobre os doentes…
Cuidar de uma pessoa com Alzheimer costuma ser um desafio para os familiares que atuam como cuidadores. Os especialistas estimam que um doente exija, em média, cerca de 16 horas de cuidados ininterruptos.
O Estresse do Cuidador da Pessoa com Alzheimer é um problema que afeta uma grande parcela dos cuidadores. Em muitos casos, uma única pessoa fica encarregada de fazer tudo. Portanto, é preciso tomar algumas atitudes para que esse cuidador não acabe ficando doente. Veja algumas dicas que podem ajudar.
A cada dia, iniciativas inovadoras buscam proporcionar uma vida mais confortável para pessoas com Alzheimer. Muitos lares que recebem esses idosos tentam também diferentes formas de abordagem, para garantir mais independência aos seus moradores.
Cuidar de alguém com Alzheimer exige muito mais do que podemos imaginar! Amor e dedicação são fundamentais para que o doente de Alzheimer se sinta seguro e tenha uma vida feliz