Alzheimer360 > Blog > Dicas e Cuidados > 9 Dicas para facilitar a comunicação com o doente de Alzheimer
9 Dicas para facilitar a comunicação com o doente de Alzheimer
- 20 de setembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
O Alzheimer é uma doença degenerativa e a comunicação é uma das primeiras habilidades do doentes a ser afetada. A falta de interação em uma atividade ou respostas às perguntas, se tornam comuns, deixando familiares e amigos preocupados.
Mas nem tudo está perdido! Veja 9 dicas que vão te ajudar a estimular cognitivamente o doente e melhorar a comunicação entre vocês!
- Ao falar, mantenha o contato visual: Ao conversar com uma pessoa que possui Alzheimer, olhe-o nos olhos e sempre o chame pelo nome. Dessa forma você poderá manter a atenção da pessoa somente em você e facilitará o seu entendimento. É importante que você aborde o doente sempre de frente, evitando chegar por trás ou lateralmente. Isso pode assustá-lo e deixá-lo confuso.
- Aproxime-se da pessoa: É importante que você esteja perto do doente e que sua cabeça esteja no mesmo nível da tele, facilitando o contato visual mencionado acima. Se preciso, ajoelhe-se ou sente-se para ficar melhor posicionado. Não use movimentos bruscos ou se levante rapidamente perto da pessoa, ela pode se sentir intimidada com o gesto.
- Explique suas ações: Fale com o doente quando for se levantar ou tocá-lo. É importante que eles saibam o que vai acontecer a seguir, para evitar surpresas desagradáveis; como pode pensar que você vai machucá-lo.
- Fale calmamente: Falar de forma clara e calma, com um tom positivo na voz, é uma boa forma de comunicação com o doente. Se você estiver se sentindo irritado ou agitado, o doente poderá notar e te responder no mesmo tom.
- Seja direto: Utilize frases curtas e objetivas, sendo direto na ideia que quer passar. Nunca misture assuntos, porque a capacidade de concentração do doente é limitada. Fala uma coisa de cada vez e seja direto nas informações.
- Faça poucas perguntas: Durante a conversa, faça apenas uma pergunta por vez, sempre esperando a resposta antes de emendar em outra pergunta. Evite perguntas em que o doente tenha que responder o “por que” das coisas. Ao tentar responder, os doentes vão se confundir e ficar frustrados com a situação.
- Não force lembranças: Durante a conversa, não pergunte ao doente se ele se lembra de alguma situação. Por vezes eles não serão capazes de se recordar, podendo ficar irritados e desapontados consigo mesmo.
- Use frases positivas: Evite usar frases negativas quando estiver conversando com o doente. Ao invés de dizer “não faça isso”, diga: “ faça desta forma”. Mas lembre-se: por mais que precisem de seus cuidados e atenção, os doentes de Alzheimer não são crianças e não devem ser tratados como tais!
- Evite discussões: Brigas e discussões só vão deixar o idoso mais chateado e nervoso. Seja paciente e busque palavras de carinho ao invés de palavras duras para remediar certas situações. Pergunte sempre ao idoso de que forma você pode ajudá-lo a se sentir melhor e mostre que ele pode confiar em você e contar com seu amor e proteção.
Quer conhecer mais algumas dicas de médicos e especialistas para lidar com o idoso com Alzheimer no dia a dia? Assista às palestras e cursos deles na plataforma de ensino do Alzheimer360. Conheça e comece a aprender agora!
Author:Alzheimer360
O Alzheimer360 é a primeira plataforma de ensino on-line voltada para orientar e facilitar o cuidado de pessoas com Alzheimer. Em constante atualização, conta com vídeos, cursos, palestras, áudios, mapas mentais, textos, e-books, indicações de livros e tudo mais relacionado à doença de Alzheimer e ao dia a dia de cuidadores e familiares. É o caminho mais curto e acessível no momento que você precisa, trazido por médicos, profissionais especializados e pessoas que conhecem na prática as mais recentes e comprovadas técnicas de cuidados.
Muito obrigado. Me foi muito util as informações. Era justo o que procurava, pois minha mãe começou a apresentar falhas de memorias e confusões mentais e fiquei peocupado. E estas dicas foram essenciais. Mais uma vez obrigado.
Ótimas informações!
Obrigada!
Obrigada pelas informações, mto boas!
essa foi a melhor dica para mim pois minha esposa esta com essa doença a mais de 5 anos
e estava com muita dificuldade em lidar com a situação, muito obrigado
Obrigada!!! Dicas super preciosas e válidas!!! Devem ser aplicadas com certeza.
Importantes para melhorar a comunicação.Obrigada
muito práticas as informações. Minha mãe tem Alzheimer há 16 anos e procuro tratá-la com dignidade e respeito. Falam os com ela sempre olhando nos olhos e em tom agradável. Eles notam nosso estado de espírito
Estou fazendo trab. voluntário, num Asilo da minha cidade. Estas dicas foram valiosíssimas.
Gratidão!
É de grande relevância o ensinamentos…
A gratidão àqueles que, por essa razão, já perderam sua utilidade! “Suas utilidades já se foram; mas, ainda assim, suas importâncias permanecerão pra sempre”!!
Tenho grande dificuldade de entendimento com meu pai. Gostei das dicas e vou decorá_las
Minha mãe teve DA . Minha preocupação em ter a doença é grande. Gostaria de ler algo a respeito. Se há hereditariedade .Como ver os sintomas …Enfim, me preparar para o que pode acontecer
Tenho aprendido muito a conviver e cuidar da minha mãe, com suas valiosas informações. Só tenho a agradecer.
Muito obrigada!
Muito bacana gostei obrigada pela orientação, agora uma dúvida minha tem não sente fome como fazer pra ela se alimentar obrigada
adorei coloquei ate ela p cantar.
Quanto mais,informações melhor para os dois lados.pois essa luta não,tem,vencedor
Muitíssimo obrigada , suas respostas são excelentes , didáticas e nos ajudam muito. Gosto muito de ler notícias e receber sempre muitas informações , principalmente em forma de tópicos .
Bom saber sobre a comunicação , pois nem sempre temos facilidade para nos fazer entender pelo doente, principalmente quanto ele está agitado e insistente com alguma situação .
Tenho cada vez mais dificuldades para entender minha sogra que tem alzhzeimer a 4 anos, ela é descendente de alemães, e cada dia que passa fala mais a língua alemã, e eu entendo poucas palavras, não adianta dizer que eu não estou entendendo nada, ela continua a falar, as vezes deixo falando sozinha, ou simplesmente concordo …as vezes da certo, mas as vezes não. Mas essas dicas ajudam muito a gente no cuidado com o doente. Obrigada.
Meu pai tem Alzheimer ele teve um AVC já não fala, não anda me sinto perdida.
Parabéns! Aprendizado é muito importante e útil pois não se sabe quando vai precisar.
Muito obrigada pelas preciosas informações. DICAS MUITO VALIOSAS PARA QUEM TRABALHA COMO VOLUNTÁRIA , EM ASILOS E CLINICAS PARA IDOSOS, FAZENDO VISITAS A PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA .
https://www.youtube.com/watch?v=cXeYXioHPas&t=10s
No meu canal no YouTube dei algumas dicas do que dizer ao visitar um idoso com Alzheimer, espero que gostem! 😉
Era este os ensinamentos que queria tenho duas tias com DA e estou muito cansada ha cinco anos
Muito obrigada pelas orientações!Sou Cuidadora.