Blog
6 dicas importantes para quem é cuidador profissional de uma pessoa com Alzheimer
- 11 de outubro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Cuidador
Ser um profissional do cuidado é uma missão linda, que merece todo o reconhecimento! Cuidar de alguém envolve muita responsabilidade, empatia e paciência. Elaboramos 6 dicas para quem exerce essa função tão bonita, de ser um cuidador profissional de pessoas com Alzheimer.
1) Esteja sempre bem informado
Lembre-se de que a informação é a principal chave para um cuidado eficiente. Esteja sempre atualizado sobre os novos estudos, as melhores técnicas, o que está sendo discutido sobre o Alzheimer. Se informa através de sites e blogs de confiança, e busque se aperfeiçoar através de conteúdos direcionados, como a plataforma de ensino online do Alzheimer360, por exemplo. Dessa forma, você estará apto a proporcionar o melhor para este doente e seus familiares, que depositam sua confiança em seu trabalho.
2) Possua um material informativo do doente
Escreva um relatório do doente, seus remédios, horários, números para telefonar em caso de emergência, etc. Como você ficará presente na maior parte do tempo, conhecerá este idoso muito bem, e suas características. Escreva e deixe à vista de quem for ficar com ele no momento em que você sair. Isso irá garantir que, mesmo em sua ausência, esse doente receberá os cuidados adequados para ele, e as pessoas certas serão notificadas.
3) Cuide de si
Cuide da sua saúde, autoestima, vida social e pessoal. Não se esqueça de você mesmo, da sua família e dos seus amigos. Busque o equilíbrio entre sua vida pessoal e sua vida como cuidador. Devemos nos lembrar que só podemos dar o que possuímos, portanto é fundamental que você primeiro cuide de si, para poder cuidar do outro com excelência.
4) Não queira substituir a família do doente
No envolvimento com o cuidado podemos nos esquecer de que não somos a família do doente, e querer substituir o papel do familiares. Caso a família do doente seja ausente, converse com o responsável, explique a importância da presença dos familiares queridos, e explique que a capacidade de sentir afeto é uma das últimas a serem perdidas pela pessoa com Alzheimer. É importante lembrar que o cuidador também tem uma família própria, e que ela também precisa e merece seu tempo, sua atenção e amor.
5) Respeite seus limites
O estresse é um sentimento comum em cuidadores de pessoas com Alzheimer. Respeite seus limites, descanse, saiba dizer “não” quando for necessário e tirar férias em momentos de grande estresse. Indique uma pessoa de confiança para te substituir e recarregue as energias.
6) Tenha uma atitude positiva
Veja a vida e o exercício do cuidado com olhos positivos! Enxergue todos os dias a importância da sua profissão, planeje seu dia, e o cumpra com sorriso nos lábios, sabendo que cuidar de alguém é uma tarefa honrosa e muito importante! Realize sua tarefa com todo o seu amor e carinho, lembrando-se sempre de que está cuidando de uma alma, que precisa da sua paciência e afeto. Cultive a empatia e lembre-se de que no momento em que você está cuidando, você representa o mundo para aquela pessoa que te olha. Cuide com amor!
Olá sou cuidadora a mais de 35 anos mais e até então estou com uma paciente que faz e fala sempre as mesmas coisas.
Do tempo.e nunca quer sair do quarto dela .
Pois preferi ficar muito deitada no seu quarto
Olá gostei muito de poder aprender mais
E quando quem cuida da mãe é o próprio filho, sozinho e há 3 anos direto ?
cuido da minha mãe eu e minha irmã gostei muito das informações desejo receber mais informações obrigada