Doença de Alzheimer pode Afetar o Paladar
- 8 de outubro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Alimentar a pessoa com Alzheimer, principalmente nas fases mais avançadas da doença, pode ser um desafio para cuidadores e familiares. Muitas vezes, o idoso tem dificuldade de deglutição (o ato de engolir os alimentos), que é causada pela perda de coordenação motora típica da doença. Há também casos em que a pessoa simplesmente se recusa a comer, sem motivos aparentes… Será que isso tem alguma relação com o sentido do paladar?
Ao que parece, sim. Em um estudo, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) encontraram resultados surpreendentes. Eles analisaram o paladar de 130 pessoas. Algumas tinham a Doença de Alzheimer, e outras não. Os testes foram feitos com tiras alimentícias – um papel que simula diferentes sabores. 26% das pessoas com Alzheimer em estado moderado tiveram dificuldades de sentir os gostos, enquanto somente 3% daqueles que não tinham a doença passaram por esta dificuldade.
Diagnótisco pelo paladar
Como se sabe, o diagnóstico do Alzheimer não é uma tarefa tão simples. Vários detalhes precisam ser levados em conta antes de se afirmar que alguém tem a doença. Agora, com esta descoberta, surge uma nova possibilidade de ajuda no diagnóstico. Segundo a nutricionista Patrícia Contri, que realizou a pesquisa, a avaliação gustativa – testes para identificar sabores, como os que foram feitos no estudo – são simples e podem auxiliar para se descobrir se alguém tem Alzheimer ou não.
Embora a diminuição do paladar seja normal com o avanço da idade, perdas mais intensas podem ser um dos primeiros sinais da doença. Certamente, esses resultados não serão úteis apenas para o diagnóstico: ao saberem dessa informação, os cuidadores e familiares tem mais uma ideia sobre as causas da falta de apetite das pessoas com Alzheimer. Uma boa alternativa é preparar alimentos que o idoso goste e ajudem a adiar o avanço da doença.
Já para os casos onde há o problema de deglutição, o ideal é contar com ajudar de um fonoaudiólogo. Na plataforma de ensino do Alzheimer360, você encontra palestras voltadas exclusivamente para esses objetivos. Há um curso exclusivo sobre os melhores alimentos para o Alzheimer, com dicas práticas de receitas, e também uma palestra com uma fonoaudióloga falando tudo o que você precisa saber na hora de alimentar uma pessoa com Alzheimer. Conheça a plataforma e aproveite!
Gostaria de saber mais sobre o alzhreimer, como lidar com a situação já que é tão desgastante pra gente e o paciente.
Olá! Você deseja receber nossos conteúdos por e-mail ?
Interessa-me saber mais sobre Alzheimer
Boa noite, minha mãe já nessa fase agora.
Muito sacrifício para abrir a boca, para comida salgada, mas para doce e banana come com vontade.
É muito desgastante.
Boa noite, minha mãe está nessa fase agora
Muito sacrifício para abrir a boca, para comida salgada, mas para doce e banana come com vontade.
É muito desgastante.
Agradeceria muito se vcs pudessem me enviar por e-mail material referente ao alzheimer. Estou cuidando de meu pai que está com este problema e quero me informar ao máximo a respeito.