Blog
Como lidar com o emagrecimento da pessoa com Alzheimer
- 7 de fevereiro de 2018
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
A perda de peso de uma pessoa com Alzheimer pode ocorrer por diversos fatores e é um tópico que merece atenção por parte do cuidador.
Elaboramos 5 dicas para lidar com o emagrecimento do doente, verificar quais as causas e o que pode fazer para driblá-las.
1) Verifique se a pessoa com Alzheimer está ingerindo a quantidade de calorias e vitaminas suficientes
Ter calorias e vitaminas suficientes na dieta da pessoa com Alzheimer é muito importante! É comum ter emagrecimentos de doentes por não consumirem calorias e as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Com isso, a pessoa com Alzheimer pode ficar mais fraca, frágil e mal humorada também!
Em muitos casos, o doente não ingere as calorias e vitaminas necessárias porque ele não quer comer. Nesses casos, o cuidador deve conversar com o médico do doente e pedir opções recomendadas por ele de suplementos nutricionais.
Se você quer dicas para pessoas com Alzheimer que não querem comer, clique aqui.
2) A causa do emagrecimento pode estar na agitação do doente?
É muito comum que a pessoa com Alzheimer (principalmente no estágio intermediário) apresente agitação e possa perambular pela casa. Nesses casos, o cuidador deve ficar atento porque essa prática gasta calorias e pode provocar emagrecimento!
Portanto, garanta que o doente reponha as calorias gastas com alimentação ou uso de suplementos. Se a agitação for muito grande, o ideal é que o cuidador busque o auxílio de um psiquiatra para controlar a agitação e acalmar o doente.
3) Verifique se a pessoa com Alzheimer está com mal estar, diarréias ou vômitos
Verifique se o emagrecimento pode estar relacionado com diarréias e vômitos. Se for esse o caso, procure um médico e garanta o doente fique bem hidratado. Vômitos e diarréias podem se tratar de problemas gastro-intestinais ou serem sintomas de outras doenças.
4) Veja se o doente está com problemas em engolir os alimentos
Pessoas com Alzheimer podem apresentar problemas em mastigar e engolir os alimentos no decorrer da doença. É importante que o cuidador fique atento a este fator e, se observar que se trata de problemas de deglutição deve procurar um fonoaudiólogo.
5) Procure um especialista
O emagrecimento do doente não acontece exclusivamente pela doença de Alzheimer, ele está ligado a outros fatores. É muito importante o acompanhamento de um especialista em alimentação no tratamento do Alzheimer, sendo um nutrólogo ou nutricionista. Existem alimentos que ajudam muito no tratamento e são neuroprotetores, ou seja, ajudam tanto na prevenção quanto a desacelerar a evolução do Alzheimer. Na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360 tem vídeo-aulas práticas ministrada por especialistas ensinando detalhes sobre a alimentação de uma pessoa com Alzheimer, como aproveitar melhor o potencial de cada alimento e receitas práticas e deliciosas para encher os olhos do doente (e de toda a família). Clique aqui e faça parte da plataforma.
Muito interessante, a reportagem, a nove anos sou cuidadora de uma senhora com, esta doença.
Qdo ouço falar qto tempo de sofrimento uma família enfrenta com essa doença, mais me desespero.
nossa minha mãe tem alzaymer ela ta mto agressiva ,meu pai vive ofendendo ela com palavras duras as vezes ele msmo anda batendo nela ,ñ sei nem como agir ,será q devo separar o casal?
Pois ela mesmo apanhando dele é mto apegada a ele …gente me ajudem não sei o que fazer….
gostaria da opinião de vcs
desde ja agradeço
Se a paciente está tensa, é preciso tomar uma medicação que venha acalma-la, sem medicação a família não aguenta lidar com a agressividade do portador de Alzheimer. Muita paciência, e nunca pode uma única pessoa olhar o doente, precisa arrumar outros cuidadores de confiança. É muito triste e cansativo lidar com um doente por muito tempo.
Minha mãe tem 90 anos e está com Alzheimer há 4 anos, tudo é muito difícil, sou filha única não tenho filhos e minha mãe também é filha única ou seja não temos parentes. Tenho meu marido que é a única pessoa que me ajuda sem cobrar pq além dele só as cuidadoras que recebem pelo serviço. Agora a doença está piorando e estou com muita dificuldade em acertar um médico tanto neurologista como geriatra no plano de saúde Prevent Sênior. Enfim realmente só quem passa para ter ideia da dificuldade.
Olá cuido de pessoa com esta doença, mais está acima do peso ,come muito ,oque fazer ,queria uma dieta.pode me ajudar agradeço. Rosa
Boa noite!
Minha mae tem 85 anos, á dez anos foi diagnosticada , desde abril do ano passado ela parou de andar e com isso vem perdendo peso assustadoramente, ela come bem, mas esta muito magra, nao sei ate que ponto é normal. Gostaria de uma orientacao
Cuido da minha mãe com alzheimer,é tanto sofrimento que cheguei a uma conclusão final,que cuida de pessoas com esta doença já pagou todos seus pecados.