4 Dicas Super Importantes para Evitar Quedas de Idosos com Alzheimer
- 24 de janeiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Uma das consequências de Alzheimer é a dificuldade de se movimentar. Até mesmo uma simples caminhada pode ser mais difícil para quem tem a doença. Por isso, muitos familiares e cuidadores temem as quedas.
Essa é uma preocupação válida, uma vez que quedas de idosos podem ser acidentes extremamente perigosos, ocasionando fraturas e outras complicações de saúde. Hoje vamos falar sobre alguns detalhes que você precisa saber para enfrentar o problema. Veja as 5 dicas abaixo:
1 – Não deixe o medo tirar a independência do idoso
O risco de quedas faz com que muitos familiares restrinjam as atividades do idoso. Por exemplo: “proibir” que ele ande em certos locais da casa ou frequente o banheiro durante a madrugada sem acompanhamento.
Esse tipo de postura pode deixá-lo isolado e dependente. Evite essa situação! Deve-se manter a independência da pessoa com Alzheimer ao máximo possível. O ideal é garantir um ambiente seguro em que ele possa caminhar e se locomover livremente, acompanhado, se necessário.
2 – Conscientize o idoso sobre sua condição
Muitas pessoas com Alzheimer acreditam que podem fazer as mesmas atividades que realizavam quando jovens. Converse e fale sobre suas limitações. Por exemplo: o idoso sempre cuidou da casa e pega uma escada para trocar uma lâmpada… Comente sobre os cuidados necessários que ele precisa tomar, o que ele deve evitar e esteja sempre presente para garantir a segurança.
3 – Use dispositivos auxiliares
Dispositivos auxiliares são bem conhecidos. É o caso de bengalas e andadores. Caso a pessoa tenha problemas para se locomover, insista no uso desses objetos. Mesmo que a pessoa com Alzheimer tenha resistência em usá-los, eles podem evitar muitas quedas e preservar a saúde.
4 – Deixe o ambiente seguro
Como comentamos na primeira dica, é preciso preparar o ambiente para que a pessoa com Alzheimer se locomova com segurança. Coloque pisos antiderrapantes, retire tapetes e instale corrimões em locais de maior risco, como o banheiro e pisos escorregadios. (Clique aqui para conhecer 7 dicas de segurança para a casa).
Certamente, essas dicas vão garantir mais segurança e o principal: que a pessoa com Alzheimer não fique parada! Para conhecer outras dicas gratuitas com especialistas em Alzheimer, clique aqui para fazer o Curso Online Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer!
Muito importante, aprender sempre mais
Saber cuidar hoje, e amanhã? Pode ser um de nós…