Exame de sangue identifica estágios iniciais do Alzheimer com 100% de precisão
- 7 de outubro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Um dos maiores desejos de toda a comunidade de familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer é que seja encontrada a cura da doença. Enquanto esse esperado momento não chega, a única coisa que sabemos é que há formas de se prevenir. Isso não é segredo: você já ouviu falar disso aqui no blog e também na plataforma de ensino do Alzheimer360. Pelo menos, com relação ao diagnóstico, este exame de sangue tem trazido esperanças…
Mesmo sabendo quais atitudes tomar em busca de uma prevenção, muita gente acaba acaba prorrogando a adoção de hábitos mais saudáveis. E se fosse possível prever o aparecimento do Alzheimer, antecipadamente? Com certeza, as pessoas tomariam mais cuidados para adiar o início e o avanço da doença. Pois é isso que promete o novo exame de sangue, capaz de detectar os estágios iniciais do Alzheimer!
O exame que detecta o Alzheimer antecipadamente
O exame foi desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade de Rowan, nos Estados Unidos. Ele identifica um tipo especial de anticorpos do sangue, e por isso é capaz de distinguir o Alzheimer de outros causadores comuns de declínio mental, como problemas vasculares e depressão. Nos primeiros testes com amostras de sangue, os pesquisadores relataram 100% de precisão, sensibilidade e especificidade na detecção do Leve Comprometimento Cognitivo de Alzheimer, ou seja, a doença em seu estágio inicial.
Segundo Robert Nagele, um dos membros da equipe, “esta é a primeira análise de sangue utilizando biomarcadores de auto-anticorpos que podem detectar com precisão a doença de Alzheimer em um ponto mais cedo no decurso da doença, quando os tratamentos são mais suscetíveis a serem benéficos”.
De acordo com o pesquisador, já acontecem mudanças no cérebro 10 anos antes dos primeiros sintomas do Alzheimer, e é por isso que o exame é eficiente. O método ainda está em fase de pesquisas, e precisa ser testado em número maior de pessoas. Ainda há etapas antes que seja oferecido ao público. Mesmo assim, os resultados são animadores: embora seja inevitável que a pessoa venha a desenvolver a doença, ao saber de um diagnóstico com tanta antecedência ela pode mudar seus hábitos e adiar ao máximo o avanço do Alzheimer!
muito bom o artigo
Quando vai chegar ao Brasil….Eu estou muito preocuoada..minha mae tem alzaimer e eu estou com 56 anos e me vejo f zendo coisas q minha mae fazia inicio da doenca….
Adorei o artigo!! A minha Mãe tem Alzheimer, e com essa pesquisa, o retardo da doença.
Fico mesmo feliz e aliviada em saber que esse exame será possível. Desejo que tão logo possamos ter acesso a fazer esse exame, para nos prevenir e evitar com medicamentos e outros recursos, sofrer desse mal.
Estou completando 63 anos esse mês e minha mãe é portadora dessa infeliz doença.
Preocupa-me muito passar por esse problema, como também meus filhos, enfrentarem essa dor, que só quem vive esse verdadeiro drama, sabe avaliar.
Que chegue bem rápido ao nosso alcance, pois já vou consultar meu médico e convênio, essa possibilidade.
Artigo muito bom parabéns pelas informações
Já se encontra no Brasil? Quanto custa? Onde posso encontrar?
Meu marido apareceu com essa doença ha cinco anos. A geriatra entrou com os remédios no início, e ele está bem, mas a doença está avançando aos poucos. Tenho muita esperança que va aparecer a cura antes dele ficar demente.
Excelente a possibilidade do diagnóstico precoce. Melhor que isso será o desenvolvimento do amor e compreensão que eles necessitam. Pois qualquer um de nós pode ser um deles
Se precisat de voluntários estou aqui pois estou com 40 anos e minha mãe foi diagnosticada com 50 anos agora esta em estágio estavel mas teve 2 celulas do cérebro que morreram.. Mas o bom e que conseguimos estacional a doenca mas sou filha unica e tenho filho unico e nao tenho meu pai que era meu braço direto contava sempre com ele mas agora faz 1 ano que partiu deste mundo para o plano de Deus…
Muito bom artigo e nos dá esperança não é. Tive 3 tias por parte de pai com essa doença, tenho 58 anos e me preocupo muito com isso, já fiz testes clínicos pra saber da possibilidade de eu tbem ter, mas os médicos dizem que estou normal. Como sou muito esquecida ou não sou muito focada sei lá me preocupa muito isso. E sei que esses testes clínicos não servem pra nada, ou só serve pra quando já está avançada a doença.
Boa Noite,
Como é o nome do exame? e onde é realizado?
Agradeço o retorno.
Gostaria muito de fazer esse exame, já que minha mãe tem Alzheimer precoce, a mãe dela teve e a irmã também tem. Estou com 41 anos e ando muito esquecida, mesmo estudando muito, e exercitando minha mente. Sou professora e esses esquecimentos me atrapalham um pouco.
Tenho uma duvida,gostaria de saber se é possível uma pessoa desenvolver o mal de Alzerahimer aos 63 anos,sem histórico familiar❓ muito grata ?
Quero ser voluntária no caso de precisarem de cobaias:)obrigada ‼
Retificando, onde ler *cobaias, leia-se pessoas para teste ok.obrigada.
BOM DIA, TENHO HISTÓRICO FAMILIAR BEM COMPLICADO. MEU PAI TEVE DEMÊNCIA, E SUAS IRMÃS TODAS ESTÃO COM DIAGNÓSTICO DE ALZHEIMER.
ESTOU PREOCUPADA, POIS ME VEJO DIFERENTE DE ANTES.
Deus como é angustiante eu estou com uma tristeza muito grande porque minha Rainha esta com alguns dos sintomas de Alzheimer a minha vida é chora porque minha guerreira esta guardando suas forças mas eu creio que Deus vai cura minha mãe ???
Gostaria de saber o nome do exame de sangue para detectar Alzheimer, pois já estou com 74 anos e ando um pouco esquecida, lembro bem do passado, mas as coisas do dia a dia as vezes me esqueço.Poderia me ajudar.26 de setembro de 2017.
Meu pai, o irmão dele mais velho é minha avó paterna morreram com Alzheimer, estou com 57 anos, e caso precisem de voluntários estou a disposição.
Não tenho histórico na família porém sempre é preocupante
Quais são os verdadeiros sintomas pro início da doença?
minha mae esta com esse mal em estagio avançado me preocupo muito com minha saude pois nao quero dar preocupaçao para meus filhos futuramente. se puder ser voluntaria estou a disposiçao.grata.
A medicina sempre se preparando e inovando para tempos difíceis . Esta doença além de não ter cura doe na alma sangra o coração todos os dias. Mas Deus e soberano em tudo Ele não nos deixa orfão nunca. Abraço a todos.
Também quero ser voluntários, tenhonhistorico na família mãe e minha tias
Gostaria de saber se esse exame se encontra disponível no Brasil, em que estados? e qual a média de preço?
Minha mãe completou 60 anos agora, com 56 já fazia tudo que a mãe dela fazia no início do Alzheimer, a ressonância e o mapa mostra tudo normal, mas ela está cada dia pior. Gostaria de saber se existe algum exame no Brasil que ela possa fazer pelo plano para detectar o Alzheimer.
Desde já grata.
Minha mãe tem Alzheimer fico preocupada gostaria de saber onde é como fazer o exame.