Fazer sauna pode ajudar na prevenção do Alzheimer
- 12 de janeiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Você gosta de sauna? Muita gente gosta dessa prática, e a ciência tem falado de alguns benefícios dela para a saúde. Dessa vez, um estudo relacionou o uso da sauna à prevenção da Doença de Alzheimer. Isso pode até parecer um pouco estranho, já que, aparentemente, uma coisa parece não ter relação com a outra. Porém, os dados obtidos pelos cientistas foram surpreendentes!
O estudo foi feito em conjunto por pesquisadores do Instituto de Saúde Pública e Nutrição Clínica, da Universidade da Finlândia Oriental, e da School of Clinical Sciences, da Universidade de Bristol, no Reino Unido. Os pesquisadores analisaram os registros médicos de 2.315 homens com idades entre 42 e 60 anos, durante o período de 20 anos. Desses, 123 foram diagnosticados com Alzheimer. Descobriu-se que aqueles que faziam sauna com mais frequência tinham menos chances de ter a doença!
A sauna e a proteção contra o Alzheimer
A pesquisa comparou pessoas que faziam sauna uma vez por semana com aquelas que frequentavam de 4 a 7 vezes por semana. A conclusão foi de que o segundo grupo teve 65% menos risco de desenvolver a Doença de Alzheimer – um número que realmente chama a atenção!
Agora, o que os cientistas querem saber é porque isso acontece. Jari Laukkanen, um dos responsáveis pela pesquisa, acredita que vários fatores podem estar envolvidos, como redução de inflamações, baixa de pressão e melhoras no sistema cardiovascular resultantes da sauna. Eles teriam um reflexo direto em diminuir o risco de Alzheimer.
Segundo o pesquisador, até mesmo a sensação de bem-estar da sauna pode estar relacionada ao benefício. Novos estudos vão buscar entender esses mecanismos que, quem sabe, poderão ser utilizados por todos para a prevenção e o tratamento do Alzheimer!