Idosos com Alzheimer Cuidam de Gatos Órfãos em Lar nos EUA
- 23 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Uma iniciativa conjunta entre um lar de idosos e um abrigo para animais abandonados nos Estados Unidos tem chamado a atenção. É um projeto que traz benefícios para ambas as partes e, como resultado, faz todos suspirarem emocionados! Idosos com Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas ajudam a cuidar de gatinhos sem lar, sentindo-se mais responsáveis e tendo diversos efeitos positivos para seu tratamento.
O Pima Animal Care Center, que fica na cidade de Tucson, nos EUA, recebe os idosos do Instituto Catalina Springs. Como muitos dos gatos do centro de cuidado animal são filhotes órfãos, geralmente estão abaixo do peso e precisam de se alimentar por mamadeiras. Essa é uma das atividades propostas aos idosos com Alzheimer, que ajudam na alimentação dos bichinhos. Em outros casos, só o contato entre com os animais já é suficiente para muitos sorrisos e carinhos!
Os benefícios dos animais no tratamento do Alzheimer
Segundo a diretora executiva do instituto, Sharon Mercer, é possível notar melhoras nos participantes do projeto. “Os gatinhos nos deram a oportunidade de nutrir a condição humana que está em cada um de nossos residentes”, afirma. Enquanto alimentam e brincam com os gatos, os idosos ganham em socialização!
E tem mais… Como se sabe, o contato com animais de estimação traz outros benefícios, como a liberação da endorfina, o hormônio responsável pelas sensações de bem-estar e bom humor. Ocorre também a estimulação da memória afetiva, que vem à tona quando ocorre uma recordação relacionada a um bom momento do passado da vida dessas pessoas com Alzheimer. De fato, essa é uma ótima iniciativa onde todos só tem a ganhar!
Quer conhecer um pouco mais sobre formas alternativas e não-farmacológicas de tratar o Alzheimer? Acesse o Curso Gratuito Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. Você se cadastra de graça e assiste às vídeo-aulas de médicos e especialistas. Clique aqui e participe!
Muito bom o seu artigo
Bacana.