Lar para idosos com Alzheimer simula vila dos anos 30 dentro do prédio
- 26 de outubro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Cuidador
A cada dia, iniciativas inovadoras buscam proporcionar uma vida mais confortável para pessoas com Alzheimer. Muitos lares que recebem esses idosos tentam também diferentes formas de abordagem, para garantir mais independência aos seus moradores. É o caso do Lantern, um lar para idosos que fica na cidade de Madison, nos Estados Unidos.
A ideia é simples é incrível: simular uma vila dentro do prédio. Os corredores se parecem com ruas e as entradas dos quartos se parecem com casas antigas. Há também “praças” e decorações que fazem da instituição uma pequena cidade, com o aspecto de vilas dos anos 1930, o que deixa os idosos bem à vontade.
Um dia a dia mais humanizado e independente
A simulação do lar inclui o dia e a noite: o teto é coberto com um painel digital que “anoitece” e “escurece” nos horários corretos, ajudando a manter o relógio biológico dos idosos. O ambiente também ajuda para que os doentes de Alzheimer sejam mais independentes. Eles criam uma rotina dentro de sua “vila”. Dona Norma, de 92 anos, por exemplo, todos os dias diz que precisa ir para casa cuidar de sua mãe, sempre no mesmo horário, às 17h30.
“E se projetarmos um ambiente que pareça externo? E se eu puder ter o nascer e o pôr do sol dentro do edifício? E se eu for capaz de ver a lua e as estrelas ao sair do quarto? E se eu construir uma unidade que leva os moradores de volta para os anos 30 e 40?”, diz o CEO do lar, Jean Markesh. Outros detalhes não são esquecidos. A partir do carpete, que imita a grama, exalam aromas cítricos. Também pode-se ouvir sons da natureza, deixando tudo ainda mais parecido com um ambiente externo. Veja abaixo um vídeo mostrando as instalações do lar:
QUERIA TER MAIS ACESSO A ESSE PROJETO DO LANTERN CASA DE IDOSOS COM ALZHEIMER POIS VOU FAZER ME TCC COM ESSE TEMA.