6 Formas de Manter uma Boa Saúde Emocional da Pessoa com Alzheimer
- 22 de fevereiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Quando falamos em cuidar de alguém que tem Alzheimer, muitas vezes nos lembramos apenas dos cuidados práticos e de suprir as necessidades do doente: segurança, higiene, atividades diárias, alimentação… Mas tem outro detalhe muito importante que deve ser sempre levado em consideração: a saúde emocional!
Respeitar o estado emocional do doente é fundamental para lhe garantir mais saúde e qualidade de vida. Além disso, melhora-se o convívio entre familiares e cuidadores. Confira abaixo 6 dicas para manter uma boa saúde emocional da pessoa com Alzheimer:
1 – Fique atento à frustração do doente
É importante sempre buscar compreender se a pessoa com Alzheimer está se frustrando em alguma tarefa. Se ela tem dificuldades, ajude-a fazendo a parte mais difícil, e deixe a parte mais fácil para que ela faça!
2 – Respeite o momento
Se a pessoa com Alzheimer está agitada, nervosa ou com alguma variação do humor, talvez seja uma boa ideia esperar que ela se sinta bem para realizar alguma atividade. As atividades e exercícios diários devem ser prazerosos, e transformá-los em um momento estressante será prejudicial para todos.
3 – Evite comentários negativos
Frases como “Já te disse isso”, “Você não sabe o que está falando” ou “Você está falando isso de novo!” podem frustrar muito o doente, pois ele sente-se exposto ao seu próprio quadro mental. Essa é uma frustação que pode ser evitada com um pouco de sensibilidade. Fique atento!
4 – Respeite o tempo do doente
Nem sempre a pessoa com Alzheimer responde prontamente quando lhe fazemos uma pergunta. Lembre-se que ela pode estar raciocinando mais devagar por causa da doença. Deixe-a responder em seu tempo, e se encontrar dificuldades, ajude-a!
5 – Seja paciente
A paciência é fundamental para quem cuida de alguém com Alzheimer. Seja compreensivo, pois as dificuldades são impostas pela doença, tanto para se comunicar quanto em qualquer outra atividade.
6 – Reforço positivo
Elogie sempre que a pessoa com Alzheimer fizer uma tarefa corretamente ou atender a um pedido. Isso facilitará o aprendizado e a memorização, além de gerar satisfação para o doente!
Por último, o mais importante: coloque atividades e exercícios na rotina de quem você cuida. Isso vai estimulá-la e diminuir o avanço da doença! Para conhecer algumas dessas atividades, acesse o Curso Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer e assista a uma vídeo-aula especial sobre o assunto. Aproveite!
Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada