Blog
O poder da música: Idoso com Alzheimer recupera momento de lucidez ao escutar sua música preferida
- 11 de dezembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura
A música é um instrumento poderoso contra o Alzheimer! Os benefícios da musicoterapia para pessoas com Alzheimer são gigantescos e, mesmo já sendo conhecidos, os efeitos positivos da música ainda surpreendem o mundo todo!
Um vídeo que viralizou na internet demonstra esse poder da música na memória da pessoa com Alzheimer!
O vídeo mostra o momento em que uma neta começa a cantar um hino cristão que seu avô com Alzheimer costumava gostar, e para sua surpresa e dos familiares, ele se junta à canção e solta a voz de forma maravilhosamente afinada e, se lembrando da letra completa!
O vídeo foi publicado no Facebook da neta, Mallory Headings. A canção era a favorita do idoso com Alzheimer e se chama It Is Well With My Soul, composta entre 1873 e 1876 por Horatio Spafford e Philip Bliss. A versão brasileira da música se chama Sou Feliz Com Jesus.
A ligação emocional entre música e o ser humano tem explicações biológicas. A região do cérebro responsável pela música fica muito próxima à área das emoções, contribuindo para tornar tão forte essa associação entre a música e a emoção. Por isso a música é considerada a “linguagem da emoção”.
De acordo com uma entrevista publicada no portal FaithWire, o idoso do vídeo sempre foi cristão e se pautou no cristianismo para educar os filhos e netos. Com isso, sua relação com o hino cristão era profunda e emocional. Dessa forma, a canção também está atrelada a memórias emocionais, já que tinha total ligação com sua forma de enxergar o mundo.
A musicoterapia tem efeitos realmente impressionantes em pessoas com Alzheimer. Para introduzir esse tipo de terapia, que como vimos, estimula muito a memória da pessoa com Alzheimer, é muito importante contar com um profissional de musicoterpia, que tem o conhecimento e competência para usar a música como terapia auxiliar no tratamento do Alzheimer.
É fundamental que as músicas escolhidas sejam calmas, do agrado do doente e, caso tenham uma ligação emocional com ele os resultados tendem a ser ainda melhores! A música ligada à emoção pode estimular boas memórias e dar sensação de prazer.
No caso do avô de Mallory, a música gospel, como a do vídeo, sempre esteve presente em sua vida. “Meu avô sempre gostou da música. Minhas primeiras lembranças são dele e da vovó cantando The Gaithers. Eles adoram o gospel do sul [dos EUA]. Sempre teve música na casa deles”, disse na entrevista.
Assista ao vídeo e se encante:
"My grandpa has dementia. My grandparents watched me every day while my parents were at work until I was 12. They were a huge part of my upbringing. My grandpa has always loved music. My earliest memories are of him and Grandma singing music from The Gaithers. They love southern gospel. There was always music in their home. He was put in the nursing home yesterday for the first time after a few days in the hospital. Before my family left, we sang these old hymns and my grandpa still remembers his harmony."#LoveWhatMattersA Love What Matters Original VideoSubmitted by Mallory Headings
Posted by Love What Matters on Thursday, October 19, 2017
Incrível, né?
Além da música, existem inúmeras outras formas de estimular a pessoa com Alzheimer, inclusive através da religiosidade também, por exemplo, vcê pode estimular o doente até convidando-o para rezar um terço com você, se a pessoa for católica. As possibilidades para estimular o doente são inúmeras! No Curso Gratuito Online Para Cuidadores do Alzheimer360 separamos uma palestra muito bacana com a Terapeuta Ocupacional Ana Katharina Leite ensinando dicas muito importantes para inserir atividades que estimulam o doente na rotina da pessoa com Alzheimer que você cuida. Clique no link, se inscreva no curso gratuito e assista à palestra!
Muito bom! Maravilhoso, muito estimulante, parabéns.