Quais São os 3 Estágios do Alzheimer?
- 11 de novembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
A Doença de Alzheimer é conhecida por ser uma doença progressiva, ou seja, seus sintomas tendem a piorar com o passar do tempo. Embora isso seja um desafio para familiares e cuidadores, é importante ter consciência de como a doença progride para se estar preparado. Lembre-se também que essa divisão pode variar um pouco de pessoa pra pessoa, com alguns sintomas de uma fase aparecendo em outra, ou ao mesmo tempo. Então, veja quais são os 3 estágios do Alzheimer e seus sintomas:
1 – Estágio inicial
Os sintomas do estágio inicial do Alzheimer muitas vezes são confundidos com ocorrências típicas do envelhecimento, e por isso dificilmente são identificados. Alguns deles são:
- Problemas de linguagem
- Perda de memória de coisas que acabaram de acontecer
- Dificuldade em identificar as horas ou dias da semana
- Perder-se em locais conhecidos
- Dificuldade de tomar decisões
- Tristeza ou falta de motivação
- Depressão, ansiedade ou mudanças de humor
- Raiva ou agressividade inesperadas em situações comuns
- Falta de interesse em atividades ou hobbies.
2 – Estágio intermediário
Os sintomas do estágio intermediário são mais fáceis de ser reconhecidos e geralmente soam o sinal de alerta nos familiares. Veja quais são:
- Esquecimento de fatos recentes e dos nomes das pessoas
- Dificuldades em gerenciar a vida por conta própria
- Dificuldades de realizar atividades comuns (cozinhar, limpar, fazer compras)
- Dificuldades para fazer a higiene pessoal por conta própria
- Piora das dificuldades na fala
- Corre mais risco de se perder, em casa ou fora de casa
- Problemas de comportamento, como repetir perguntas ou gritar
- Tendência a ter distúrbios do sono
- Alucinações ou delírios
3 – Estágio avançado
No estágio avançado a pessoa com Alzheimer tem dificuldades em praticamente todos os momentos do dia a dia, como, por exemplo:
- Não conseguir se alimentar sozinha
- Não conseguir se comunicar
- Dificuldades para reconhecer pessoas, mesmo as mais próximas
- Dificuldades para reconhecer objetos familiares
- Confusão mental, sem saber o que acontece ao seu redor
- Dificuldades de locomoção
- Dificuldades de deglutição, ou seja, engolir os alimentos
- Ocorrência de incontinência urinária ou fecal
- Perda do senso de comportamentos adequados em público
- Ficar acamada ou precisar de cadeira de rodas
Para lidar com cada momento difícil, é preciso de muita informação. Quer saber os conselhos dos médicos e especialistas em Alzheimer para lidar com cada situação? Na plataforma do Alzheimer360 você encontra centenas de dicas, separadas para os diferentes estágios do Alzheimer. Acesse agora e conheça!
Obrigada pelas informações e desejo q continuem colaborando com esclarecimentos tão úteis pra gente. Grata .
estou gostanto muito desse blog meu pai esta com alzeimer e tem me ajudado a endender mais a doenca e sintomas
Bom dia! Muito interessante e esclarecedora essa postagem sobre uma das doenças do século o Alzheimer.
Minha mãe tem 82 e anda muito esquecida de coisas e falas que acaba de falar estou muitíssimo preocupada
Gostari de receber dicas de cuidados com pessoas com Alzheimer?
Olá Maria Geni, tudo bem? A partir de agora você irá receber nossas dicas no e-mail que você usou para comentar aqui no blog, ok ? Qualquer dúvida entre em contato com a gente, que teremos prazer em ajudá-la! Nosso contato é: contato@alzheimer360.com
Adorei sua pubricaçao pois sou cuidadora e gostaria de saber mais coisas obrigado
Minha mãe esta no ultimo estagio, á muito tempo não come mais só, tem dificuldade de engolir, já se alimenta só com liquidos, não anda mais, não fala nada mais concreto, chora sem nenhum motivo, incontinência urinaria e fecal, usa fraldas á mais de 4 meses, não me reconhece como filha a mais de 2 anos, isso que vive comigo, não reconhece mais ninguém da família, é triste! as vezes penso que vou morrer antes dela.
Muito bom poder contar com as explicações dadas por vocês. Nós filhas ficamos perdidas . Não conhecemos e nem sabemos lidar com tudo isso. Minha mãe já há dois anos com DA.
Viver um dia após o outro. Aceitando e cuidando com muito carinho e amor. Ela passa com geriatra e neurologista. Sendo medicada e acertando a dosagem dos remédios.
Somos da agência mil anjos,temos profissionais qualificados para lhe ajudar.
acesse nosso sie http://www.milanjosagencia.com.br
ou pelo telefone 11 95941.6420 ,e conheça mais sobre nossos anjos.
Sou cuidadora e minha paciente está com DA na fase intermediária às vezes se mesclando com a fase avançado, acredito que quanto mais informações tivermos, da melhor forma lidarem os com as situações do dia a dia
Boa tarde! Gostaria de receber dicar para cuidar de pessoas com Alzheimer, está bem difícil cuidar do meu pai. Agora com esse tempo frio está sendo uma luta,pois não quer tomar banho de jeito nenhum e muitas vezes meu irmão tem que leva-lo a força pro banho, já que sempre faz suas necessidades na roupa e frauda nem pensar. 🙁 não estamos sabendo como lidar.
Sou cuidadora e gostaria de saber mais sobre os estágios , o médico disse que a doença do meu paciente está indo muito rápido., tem dias que ele está muito agressivo outros muito calmo está nesta fase .
Bom dia. Achei ótimo os assuntos, e gostaria de continuar
participando pois acho que minha Mãe esta no início então
me ajudaria muito.
Muito Obrigado pela Excelente Matéria e Grande Abraço.
Prezados, Li as informações acredito que minha mãe esteja com sintomas do estagio 1 e 2 , mesmo tomando remédios. Essas informações me foram bem esclarecedoras, obrigada.
Muito bom as explicações. Meu pai tá com alzheimer está muito difícil cuidar dele, pois está muito agressivo. Vou cuidar dele até o fim, mesmo ele não aceitando ajuda .
Minha mãe teve avc há algum tempo e dps disso apresentou dificuldades na fala, ultimamente piorou, olhando agora a informações sobre DA, acredito que o exame vai dará resultado positivo, obg pelas dicas, vou acompanhar mais sobre o assunto.
Olá, muito bom poder ter informações a respeito do DA, estamos eu e minhas irmãs passando por isso, nossa mãe está com 88 anos e foi diagnosticada com DA em Março do ano passado, desde então estamos completamente perdidas , ela apresenta sintomas dos três estágios, e a uma semana sofreu um AVC e desde então a piora do quadro é visível, vou acompanhar para poder saber lidar e aceitar, pq essa doença acomete a família toda….???
Eu e minhas irmas ja cuidamos de minha mãe,q faleceu há treis anos com 88 anos.Agora estamos cuidando do meu pai com 92 anos.Mesmo ja tendo cuidado de minha mãe ,estamos em euxastao,pois ela ficava calada ,contrario dele q é muito agitado,e não para dr falar 1 minuto!Até 1 mes atrás ele andava agora caiu e fraturou o femur , e não pode fazer cururgia.Muito dificil!Familia td sofre junto!
Bom dia !!!
Achei excelente a matéria.
Recentemente, tivemos a notícia de que meu pai está com Alzheimer. Confesso que está sendo muito difícil para mim aceitar essa situação, pois sempre tive meu pai como o pilar de tudo que fiz…. é uma referência em tudo que faço. Mas preciso entender o que posso fazer para ajudá-lo e entender também se essa doença é hereditária e como posso identificar previamente.
Obrigado pela ajuda.
Meu pai foi diagnosticado com DA a pouco tempo, ainda é totalmente independente, porém, as vezes já apresenta sinais do nível intermediário. Não estou sabendo lidar com a situação. Como fazê-lo entender que ele não será mais independente? Como amenizar esse sofrimento dele e da família também? Ele não aceita de forma alguma o diagnóstico.
Faço tudo pelo meu velho, mas só de pensar que poderá chegar o dia que ele não me reconhecerá como filho, não consigo segurar as lágrimas. Peço a Deus que esse dia nunca chegue.
Obrigado pelo blog, muito bom.
Qdo puderem mandar algum esclarecimento,ficarei muito agradecida pois moro com uma pessoa que pelo que li deve ser estágio 1.Obrigada
minha mae 86 anos iniciou tratamento em 12 2016 estado esquecimento total dificuldade para deglutir andar st dependente totalmente sou grata por informacao
Obrigado pelo esclarecimento sou cuidadora de uma idosa com mal de Alzheimer..
Senhoras(es),
Boa noite!
Tenho lido os comentários de todos vcs e sei o que as famílias estão passando. Estou já a sete anos com minha mãe com alzheimer, já em último estágio. Só fica na cama. não fala mais, não anda, e por milagre ainda me reconhece pois mora comigo e cuido dela junto com enfermeira.
O importante é não desistir mesmo que o cansaço seja o maior obstáculo. Mantenham-se firmes. Sou o terceiro filho de quatro e coube somente a mim o ônus da responsabilidade. Já passei por milhares de etapas e dificuldades mas no dia a dia, consigo ir até o final. O carinho, o amor, a solidariedade disposição e muita paciência são fundamentais.
Fiquem atentos a qualquer coisa anormal porque a doença avança a passos largos principalmente quando um ou qualquer tipo de trauma acontece ( mudança de hábitos e locais, quedas, gripes e febres, infecções urinarias, discussões familiares, etc. Cada vez que um evento desses acontece a doença avança mais rápido.
Eu já estou na fase de tratar de ” escaras ” e vcs saberão quando chegar o momento. É mais assustador do que parece mas faz parte de todo acamado por tempo longo.
Espero que Deus ajude a todos a ajudar seus pais.
Sou cuidadoura cuido d uma senhora de 85 anos com ozaime ela ja esta acamada a 2 anos e muito triste pra ela é pra família
Minha mãe tem 92 anos e é muito ativa. Acho que até em excesso. Ultimamente tem contado histórias antigas, de quando era mais jovem, de forma repetitiva. Já consigo prever a história que vai contar, associada a fatos do dia a dia dela. De repente conta uma história antiga que já tinha contado outras vezes no dia sem motivo aparente. Perdeu a noção do valor relativo do dinheiro. Acha, por exemplo, que para fazer uma pequena reforma na casa dela, 320 mil reais não serão suficientes. Passa, algumas vezes ao dia, procurando copos que, jura, foram roubados por alguém que possa ter invadido sua casa para roubá-los. Nesta semana revirou seu armário procurando uma toalha de banho e dois lençóis que, não encontrados, poderiam ter sido roubados por alguém que entrou em sua casa. Encontrei as peças ma máquina de lavar. Fala sozinha quase o dia todo, num sistema de perguntas e respostas. Esses comportamentos podem indicar a existência de DA?
Meu pai tem 93, e acho que está chegando no último estágio. Minha irmã mais velha que cuida a dele a maior parte do tempo e disse que vai ficar louca com o comportamento dele. Implica com ela e quase não dormi mais. O que fazer????
Minha mãe tem alzheimer. Diagnostico pronto ah dois anos com a mesma. Só que está acontecendo umas coisas estranhas que não conseguimos entender. Por exemplo quando vai ao banheiro escondida se exugava com qualquer pano que via pela frente. Ai levamos ao medico ela. Eh ele disse que ela estava com herpes na vagina. Porem tratamos com medicamos e nosso cuidado aumentou com relação ah mesma. Mas agora ela exerga feridas na mão no pé e diz que fede e vive chorando que nao irá ficar boa. Mas nao tem ferida nenhuma! Fala que a boca esta cheia de ferida. Isso eh normal????
Minha mãe tem 94 anos. Entrou em uma fase que não para de gritar, dia a noite. Está medicada, mas o médico disse que o remédio demora para fazer efeito.
Minha casa se transformou num lugar tenso, para onde não tenho prazer de voltar. Conversar com ela adianta muito pouco. Fica muito pouco tempo quieta sem gritar.
Esta fase costuma durar muito?
Por favor, me ajudem.
Gostaria de ajuda, com dicas e conselhos.
olá ! tenho meu pai com azheime ,mas está na faze inicial ,mas alem do esquecimento ele faz muita confuzão e repete muito as coisas e a aonciedade está a todo vapor ,e quando falo a sempre muita confuzão
Já perdi o meu emprego por ficarme ligando para saber aonde estou
E está trocando o dia pela noite
Estou sem por cento extres
Alguem pode me orientar como realmente devo agir ?
Preciso de ajuda
Minha mãe tem 70 anos e em junho de 2017 caiu em uma depressão só vivia chorando, de um tempo pra cá começou a falar coisas sem sentido do tipo “estão cortando a água q a minha irmã não paga as conta á 10 anos atrás, pergunta porque nós estamos presos, levanta tarde da noite querendo ir pra rua, ” tem tempo q ela fica o dia todo sem falar, pergunto as caisas pra ela mas ela não responde é tem tempo q fala muito, as vezes coisas sem sentido. O médico q acompanha ela ainda não nos falou q ela tá com começo de Alzheimer.
Gostaria de saber se pode ser sintoma de Alzheimer
Ola, eu tamb gostaria de dicas , sou cuidadora de idosos, no momento tenho uma paciente com Alzheimer no segundo estágio, mto agressiva, ela tomo Rivotril 8 gts 2x por dia mas parece que ele faz efeito contrário,poderia me orientar como proceder …
Minha mãe, 89 anos, está em estágio avançado de Alzheimer.
Muito triste a sensação de impotência a que somos submdetidos, na medida em que as perdas vão se fazendo sentir.
O doente não consegue expressar suas necessidades ou vontades e aos familiares resta o sentimento de perda, de solidão frente aquele ser que ama!
Mas é preciso ter coragem e ir adiante!
Minha mãe tem 87 anos foi diagnosticada há um ano e meio toma remédios se trata com neuro e psiquiatra li todos os comentários ela está no segundo estágio e já está difícil mas com força e fé vou cuidar dela até o final.
Minha mãe está com 80 anos, há um ano diagnosticada com Alzheimer.
Está em estado avançado, parte acamada, parte em cadeira de rodas.
Está em casa.comigo e minha família, com todo o carinho e respeito que ela merece.
Quem sofre e a família, sentimentos misturados de impotência e perseverança.
Lidar com a perda é mais fácil do que vê-la se degenerando gradativamente. No final, certeza que irá descansar.
Fazemos nossa parte é entregarmos o restante a ciência e nas mãos de Deus.
40 anos casada 2 filhas e 2 netos ultimamente ando com vários sintomas do 1estágio será que tenho essa doença?Ñ me sai da cabeça por osso cada vez me preocupo mais
Bom dia , gostei muito das informações .
Minha vó está com Alzheimer, ela tem 96 anos e o maior problema é que minhas tias e minha mãe, não aceitam .
Só tenho a agradecer vocês do Alzheimer 360, aprendi muito com vcs.Deus ti abençoe cada um de vcs.
Minha mãe foi diagnosticada em 2015 ela estava com 57 anos.
Muito independente ,vaidosa e sempre de bom humor!
Comecei a perceber sinais que algo não estava normal marquei um consulta no geriatra e relatei o que estava acontecendo, consegui convencer ela a ir no médico dizendo que era só pra rotina que o médico era meu amigo
Na consulta ele fez alguns teste e pediu exames de laboratório e de imagem
Em seguida o diagnóstico!
Muito difícil encarar o diagnóstico conhecendo a doença e sabendo o fim dela.
Senti como se fosse uma sentença de morte, perdi o chão!
A partir desse dia decidi cuidar e fazer ela feliz aproveitar cada dia ao lado dela.
Eu falei para o médico que eu gostaria que não falasse com ela sobre a doença pois já tínhamos tido um caso na família a irmã mais velha dela!
E assim foi feito não falamos da doença não falamos o nome da doenca faço questão poupar ela dessa informação tudo que preciso falar e resolver falo longe dela às vezes pensamos que eles não estão entendendo mas é bom evitar para que não se sentia que está doente e que está dando trabalho
hoje ela está indo para o estágio 3. A cada dificuldade que surge é uma maneira de se despedir dela.
Hoje eu não a reconheço a DA consegue roubar a identidade da pessoa é uma doença muito ingrata! Fico aliviada de saber que ela não está sentindo dor eu sei que ela percebe que tem algo errado com ela mas diante de tudo eu passo a certeza pra ela que eu estarei sempre aqui cuidando dela.
Eu tenho 3 irmãos nenhum se prontificou a cuidar ou me ajudar a cuidar quando preciso sair peço pra eles ficarem com ela e sinto como se eles estivessem fazendo um favor pra mim é muito triste cansativo desgastante mas eu vou cuidar dela até o fim!
Não é fácil mas toda vez que eu me estresso eu penso ela não tem culpa e precisa de mim.
Minha mãe,tem Alzheimer,e ela tá decaindo só para um lado,isso é normal na doença?
Muito triste
E bom saber como proceder p poder entender entender e cuidar do familiar com tudo que for nenecessario p o bem estar do doente e consequentemente do cuidador.
Boa noite.
Estou cuidando da minha mae que esta com essa doença e cada dia ta mais dificil.
Ela mora comigo e minha filha e estou quase enlouquecendo, ela fala o dia todo como estivesse conversando com alguem.
Xinga o tempo todo,agredi a televisao.Ela ainda come sozinha,vai ao banheiro,mas agora nao quer mais tomar banho.
Tenho mais tres irmaos,mas somente eu cuido dela.
Nao consigo indenticar qual estagio ela ta.
Ela come sozinha,vai ao banheiro sozinha,mas esta numa faze de xingar o tempo todo,ela fica revirando as coisas como estivesse procurando algo o tempo todo,nao fala nada com sentido.
Inventa uma istoria atras da outra,fica falando que vao embora, fica no portão querendo sair,pede para os vizinhos abrir a porta,pega as coisas da minha filha e fala que é dela.
Parece que ela vive em outro mundo.
Quase nao dorme de noite,uma hora fala que esta com muito frio,outra hora fala que esta muito calor.
Me ajudem a indenticar.
Ela nao tome remedio,so calmante a base de ervas.
Obrigada
Peço ajuda e orientação, estamos vivendo um drama com a doença de minha mãe (90 anos). Estamos doentes emocionalmente e esgotados físicamente. A saída foi experientar a estadia de minha mãe numa casa de acolhimento de idosos, de 1ª categoria e valor significativo. Mas isso tem nos dado um sofrimento muito grande. Sabemos que podemos estar com ela, mas quando eu voltava do trabalho ia direto para casa dela, ali vizinho de minha casa e agora essa frequência vai diminuir. Me angustio e fico pensando, que uma mãe é para cem filhos e um filho não é para uma mãe. Rogo à DEUS que minha mãe não sofra e não se sinta abandonada por nós. Sei que nesse estágio em que ela está, nem sabe mais quem somos. Mas, nós sabemos de tudo que nos ensinou e se dedicou a nós. Sendo aquela mãe maravilhosa, sempre nos apoiando e chegando junto pro que der e vier. Deus ajude que essa decisão tenha sido a mais acertada, pois esgotamos nossas forças e capacidade de cuidar dela.
Nora, leia este texto.
Ocorre que o fato dos filhos tomarem a decisão de colocar os pais num lar para idosos ainda é muito mal vista dentro da nossa sociedade. Principalmente pelas mentes hipócritas mais julgadoras sempre prontas a atirar a primeira pedra no outro sem nem ao menos conhecerem de perto a realidade fática de cada caso. Muitos até consideram essa atitude como uma violação do mandamento bíblico da Lei de Deus sobre honrar pai e mãe (Ex 20:12; Dt 5:16), o que, no meu ponto de vista, seria uma má interpretação das Escrituras Sagradas.
Como se sabe, há idosos que são mal cuidados em todos os lugares. Uns ficam esquecidos num asilo qualquer enquanto outros encontram-se assim dentro da própria casa! Não recebem um pingo de atenção, são tratados com as mais estúpidas grosserias e nem mesmo ouvem um bom dia ou ganham um beijo de boa noite antes de dormir. Isso quando não têm a aposentadoria subtraída pelos filhos, os quais só querem saber de ter o pai por perto para ficarem com o dinheiro do velho.
Por outro lado, existem aqueles idosos que, por razões éticas e psicológicas mal resolvidas, insistem em ser um peso além da conta para os filhos. Pois, por mais que estes tentem dar amor e carinho na medida das possibilidades, o pai ou a mãe estão sempre a inventar situações preocupantes com a saúde, implicam com o genro ou com a nora, criam dramas emocionais de todos os tipos, fogem de casa sem avisar deixando a família inteira em estado de alerta e não querem de modo algum tentar ser felizes na terceira idade procurando os saudáveis grupos de convivência. Enfim, conscientemente ou não, tais pessoas atentam contra o sossego, o casamento e até o desempenho profissional dos filhos de modo a tornar insuportável o ambiente no lar.
minha mãe tem alzaimer acredito que estágio 1 e 2 .a minha irmã e quem cuida eu tenho medo a minha irmã me ligava chorando dizendo que minha mãe estava enlouquecendo.arrancava a roupa e fazia as necessidades no chão ouvia vozes de pessoas parentes que já morreram chamando por ela . ela já não me conhece mais nem a minha irmã que cuida dela . tem horas que fala da infancia lembra do pai da mãe e o que eles faziam repete várias vezes. agora está agarrada com uma boneca .aparentemente está bem já teve situações desesperadora.procuro ajudar mas começo a chorar quando vejo ela desse jeito principalmente quando ela fica com um olhar parado . isso me arrebenta.peco a Deus muita força pra minha irma.e procuro sempre estar informada na teoria ajudo ela mas na prática não consigo .obrigado por este blog é muito e ajuda muito. E até os comentários são um desabafo. Porque eu me sinto fracassada . por não ter força para ajudar mais a minha mãe e minha irma
Minha mãe tem Alzaimer e é muito difícil pra gente, pois ela era uma mulher muito forte e lutadora pela vida. Hoje olho pra minha mãe e não sei como ajuda-la pra que ao menos amenize a situação. Fico triste de ver o quanto ela está sofrendo com esse problema. Gostaria de poder fazer algo , mas infelizmente sinto-me impotente diante do problema. Agradeço muito pelas dicas que temos através principalmente de alguns depoimentos. Peço a Deus forças todos os dias pra que eu possa ajudar minha mãe em todos os sentidos. Minha mãe é meu tudo. fico triste sempre que ela está triste. Minha mãe hoje tem 70 anos. O meu maior medo é perde-la.
Estou cuidando de minha sogra,ela te 93 anos ela tem alzaime. Quando veio para minha mão mijava. Na cama. Arrumei uma cuidadora para ela durante o dia, toda hora pergunta se quer ir ao banheiro, agora ele pede . Mas quando está atacada do Alzheimer fica quase. Três dias sem dormir , pergunta pelos que já morreram, ver bichos que não tem nenhum, diz que está vendo coisas bonitas, mas não sabe o que, fica com os olhos parado olhando para o teto, come bem graças a Deus, faz quatro refeições ao dia, esses dias vendo um programa de música ela na cama começou a bater palmas, levantar as duas mãos para lá e para cá, a jogar bjos. Mas a maioria das vezes chama os mortos conversa, diz que fulano está chegando , etc.. quando começa eu logo percebo pois fica em volta dos olhos vermelhos na pele, e começa a falar muito e ver as coisas, aí do o remédio mas demora muito a fazer efeito O Rivotril a geriatra disse que é pior tem mas alucinações. Fora disso só dorme e come e vai ao banheiro, banho não gosta, mas toma todos os dias levamos ela para o banheiro e damos banho . Conversamos com ela que tem que tomar banho todos os dias para ficar cheirosa . Aí não reclama é uma doença muito horrível as x ficamos duas ou três noites sem dormir , com ela variando , só tenho a dizer muita paciência nessa hora , arrume ajuda, quem puder . realmente não sabe quem somos filhos netos notas etc…
Meu pai tem Alzheimer, está sendo muito difícil eu e minha mãe de 79 anos quem cuidamos dele, ele é muito inquieto toda hora quer ir embora pois não reconhece sua casa nem seus familiares fala muito de quem já morreu, ele não consegue caminhar bem e tem facilidade de cair, pois as vezes não quer que agente segure e desequilibra. toma diversos remédios muitas das vezes não faz efeito, com as alucinações que agora é 24 horas, consegui levantar e fica agressivo tenho medo que aconteça alguma coisa com ela, pois noto que ela estar mais abatida que ele, estou sem saber o que fazer pois não tenho condições de contrata um cuidador. É uma doença muito cruel para o paciente e familiares.
quanto tempo dura em media cada fase