Blog
Relatório anual de Alzheimer traz números alarmantes!
- 17 de novembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Sem categoria
Saiu o relatório anual da “Alzheimer’s Association” do ano de 2016. E, acreditem, os números são alarmantes!
De acordo com o relatório, neste ano de 2017, a cada 66 segundos, um norte-americano irá desenvolver a doença. E tem mais: até 2050 o número deve ser de um doente a cada 33 segundos, ou seja, o dobro!
Pasmem, são aproximadamente 478 mil novos casos por ano apenas na américa do norte. E a tendência é que esse crescimento seja repetido no mundo todo!
Para se ter noção, vejam os números do relatório feito nos Estados Unidos:
- O Alzheimer tem um índice de mortalidade mais alto do que os de câncer de mama e de próstata juntos!
- 1 a cada 3 idosos com mais de 65 anos morrem com a Doença de Alzheimer ou outra demência
- Mais de 5 Milhões de norte-americanos sofrem com a Doença de Alzheimer. Em 2050 esse número pode chegar a 16 milhões apenas nos Estados Unidos.
- Em 2017, a doença de Alzheimer irá gerar um gasto total de aproximadamente 259 bilhões de dólares apenas para os Estados Unidos. Em 2050 esse número pode subir para 1,1 trilhão!
- São 239 mil casos de Alzheimer a cada semestre
- 90% das pessoas que desenvolvem Alzheimer moram em países de baixa renda.
- Desde o ano de 2000 as mortes por doença cardíaca diminuíram em 14% enquanto que as mortes causadas pelo Mal de Alzheimer subiram para 89%
- O Alzheimer é a quinta maior causa de morte entre idosos com mais de 65 anos de idade.
- Os idosos portadores de Alzheimer tem o dobro de internações hospitalares comparado aos outros números de idosos sem Alzheimer.
- Nos Estados Unidos, as pessoas com Alzheimer recebem a maior parte do seu tratamento em casa.
Além dos números alarmantes, o novo relatório da “Alzheimer’s Disease International” trouxe um estudo de pesquisadores do King’s College London e da London School of Economics and Political Science (LSE), que diz que a grande maioria das pessoas com Alzheimer ainda não recebeu nem o diagnóstico.
Um fato muito curioso é de que 90% das pessoas com demência moram em países de baixa ou média renda. Ou seja, países mais pobres. Outra curiosidade é que metade das pessoas com demência em países de alta renda ainda não tiveram diagnóstico.
Além disso, o número de diagnósticos no total deve triplicar até 2050. Ou seja, pensar em quanta gente já tem a doença e ainda não foi diagnosticado é fundamental para que nos lembremos da importância da conscientização dos sintomas do Alzheimer e da importância do diagnóstico precoce!
E, a parte mais alarmante: De acordo com o relatório, nos últimos 15 anos, as mortes por doenças cardíacas diminuíram em 14%, de câncer de próstata em 9%, AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 21%, HIV em 54%…. Em contrapartida, as mortes causadas pelo Alzheimer aumentaram em nada menos que 89%!
Fizemos um infográfico com mais alguns números sobre Alzheimer para enfatizar a importância de falarmos, estudarmos e conscientizarmos a sociedade sobre a doença:
Ou seja: A palavra de ordem é Conscientização!
Em meio a essa epidemia declarada da Doença de Alzheimer, é necessário insistir em conscientização!
Conscientização sobre a prevenção, sobre a necessidade de compreender e ajudar as famílias que sofrem com essa doença, sobre a dismistificação da Doença de Alzheimer. Uma sociedade mais conscietizada sobre o Alzheimer é o que desejamos.
A conscientização se dá principalmente através da informação constante! Informações de qualidade e esclarecedoras sobre a doença são essenciais!
Na Plataforma de Ensino Online do Alzheimer360 selecionamos os melhores profissionais do Brasil em Alzheimer para informar sobre a doença, tanto sobre a prevenção quanto sobre os aspectos mais práticos, da rotina com o doente e informações científicas do Alzheimer.
Tudo para que as informações sobre o Alzheimer sejam as melhores possíveis, tanto para o cuidador que pode ter muitas dúvidas no dia a dia de cuidados e pode ter um local para se capacitar para sua função, quanto para a sociedade, que tanto precisa se informar com urgência sobre essa doença. Para acessar a plataforma, clique aqui!
Compartilhe esse artigo e ajude a conscientizar o máximo de pessoas possível!