Remédios para Pressão podem Ajudar no Tratamento do Alzheimer
- 6 de janeiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Às vezes, pesquisas sobre um determinado assunto acabam gerando descobertas bastante úteis para outras finalidades. E isso é o que aconteceu no caso que vamos contar hoje. Leandro Bergantin é um professor da Universidade Federal de São Paulo que pesquisava sobre medicamentos para a pressão arterial. Sendo mais específico: o pesquisador analisava como funcionavam os bloqueadores de cálcio, usados para tratamento da pressão alta.
Em buscava respostas sobre o motivo de, em alguns casos, ao invés de reduzir a pressão, os medicamentos tinham o efeito contrário. Porém, durante as pesquisas, o professor notou que a incidência de Alzheimer entre hipertensos que faziam uso desses remédios era menor. Agora, a intenção é analisar em maiores detalhes como esses mesmos bloqueadores de canais de cálcio podem combater o Alzheimer.
Nova descoberta e mudança de percurso
“Um importante estudo clínico publicado em 2016 descreveu que pacientes hipertensos, os quais faziam uso de bloqueadores de canais de cálcio, possuíam uma significante redução da incidência de Mal de Alzheimer. A partir dessa nossa descoberta, a qual elucida o enigma do ‘paradoxo de cálcio’, pudemos inferir no mecanismo celular pelo qual os bloqueadores de canais de cálcio também poderiam reduzir a incidência de Mal de Alzheimer” afirmou o pesquisador em entrevista à Agência Brasil.
O estudo prossegue e está sendo feito agora em parceria com pesquisadores estrangeiros, sem data para conclusão. É realmente incrível os caminhos que a ciência toma, encontrando respostas para os problemas onde menos se esperava! Quer saber um pouco mais sobre os avanços no tratamento do Alzheimer? Faça parte do Curso Online Gratuito para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer. Clique aqui para fazer o seu cadastro e assistir às aulas com especialistas renomados em Alzheimer!
Muito bom o seu artigo
Notei que a pressão de minha mãe aumentou e não a jeito de fazer ela baixar e os médicos não estão entendendo que esse aumento dela está relacionado com o Alzheimer. E eles não estão tratando da pressão dela como deveriam, tenho medo do que estou fazendo, dando medicamentos por minha conta, pois como verifico a pressão dela e quase sempre, manhã, tarde e noite está sempre 22/11, por aí estou dando medicação quatro vezes ao dia e só com a junção de diurético e Enalapril, dá resultado e a Atensina. O que posso fazer?
Notei que a pressão de minha mãe aumentou e não a jeito de fazer ela baixar e os médicos não estão entendendo que esse aumento dela está relacionado com o Alzheimer. E eles não estão tratando da pressão dela como deveriam, tenho medo do que estou fazendo, dando medicamentos por minha conta, pois como verifico a pressão dela e quase sempre, manhã, tarde e noite está sempre 22/11, e só com a junção de diurético e Enalapril, dá resultado e a Atensina. O que posso fazer?