5 Tecnologias que vão melhorar a vida de doentes de Alzheimer
- 11 de agosto de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Pensando em melhorar a qualidade de vida de pessoas que possuem Alzheimer e outros tipos de demência, algumas tecnologias foram criadas para facilitar a locomoção, alimentação e até mesmo orientação desses idosos.
Chamadas Tecnologias Assistivas, esses equipamentos proporcionam a ampliação de algumas habilidade funcionais (como o uso de óculos ou cadeiras de roda, por exemplo), que fazem grande diferença na vida das pessoas.
Conheça agora 5 tecnologias assistidas que visam melhorar a vida de pessoas com Alzheimer.
1- Relógios e calendários digitais:
Relógios analógicos podem dificultar a compreensão das horas e dias para os doentes da Alzheimer, que já não conseguem manter a noção de tempo. O ideal é usar relógios e calendários digitais que possuam a fonte bem grande, ajudando na leitura e orientação de tempo. Outras boas opções são relógios que mostram o dia da semana e a parte do dia (manhã, tarde ou noite). Esses dispositivos trazem mais conforto e aliviam os sentimentos de ansiedade do doente.
2- Sensores de movimento:
Esse recurso é recomendado para ambientes onde o idoso com Alzheimer transita muito, como corredores e banheiros, pois elimina a necessidade de usar interruptores de luz. O acendimento automático da luz pode evitar quedas do idoso no escuro, já que muitas vezes ele não se recorda para que servem os interruptores. Mas cuidado: para alguns doentes o acendimento automáticos das luzes pode ser algo assustador.
3 – Talheres adaptados:
Utilizar utensílios anatomicamente adaptados pode facilitar a hora da refeição de doentes de Alzheimer. Ao facilitar o acesso do doente à comida, você também estará melhorando a sua alimentação. Uma boa dica são utensílios parecidos com o que a designer Sha Yao desenvolveu. Com inclinações e alças que facilitam o manuseio dos utensílios, a hora da refeição vai ser mais prazerosa e saudável!
4- Etiquetas:
Essa solução é ótima para o cuidador nomear alguns objetos da casa, ajudando no reconhecimento e assimilação do doente. Colocar etiquetas ao lado de interruptores, portas e objetos como copos e panelas podem ajudar a tornar o doente de Alzheimer mais independente no dia a dia.
5- GPS:
A utilização de GPS em doentes de Alzheimer pode ajudar a evitar a perambulação, uma das grandes preocupações de familiares e cuidadores. Ao usar GPS no sapato, por exemplo, o cuidador sempre será avisado quando o idoso se levantar à noite ou sair das proximidades do bairro.
Existem também muitas estratégias que o próprio cuidador ou familiar pode adotar para melhorar o dia a dia da pessoa com Alzheimer. Um exemplo são atividades para ocupar a rotina do idoso, conforme já foi mostrado em uma das palestras da plataforma de ensino do Alzheimer360. Conheça agora essas novas formas de cuidados!
Muito bom seu artigo.
Existe colchão para não dar escaras as feridas nos acamados? O que fazer? Por favor me gostaria imensamente que me respondesse obrigada
Colchão articulado ou colchão caixa de ovo, caso não consiga a mudança de decúbito de 2h em 2h tbm ajuda
Boa Tarde ,
gostaria de saber onde posso adquirir um GPS para minha mãe com alzheimer sem ser por internet.
Obrigado
E hidratação com cremes e óleo girassol e colchão casca de ovo e o pneumático o melhor meu marido tem alzheimer