Terapia com poesia ajuda pessoas com Alzheimer
- 30 de setembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Arte e Cultura
Leitura de poesia comprova que idosos com Alzheimer ainda conseguem recordar de trechos de livros ao ouvi-los. Quando lemos um texto que mexe com a gente de alguma forma, as palavras e versos tendem a ficar gravados para sempre em nossas memórias – mesmo em uma pessoa com Alzheimer.
Essa memória textual em idosos com Alzheimer vem sendo comprovada em algumas instituições especializadas, hospitais e lares para idosos em Stratford upon Avon, no Reino Unido. Casos emocionantes já foram vivenciados por quem se voluntaria a passar algum tempo lendo poesia para os idosos. Em uma sala repleta de idosos uma adolescente começa a ler um poema de Rudyard Kipling: “se puder manter a calma/quando todos à tua volta já a perderam…” e se surpreende com a resposta de um idoso que possui Alzheimer: “…você será um homem, meu filho!”.
A associação “Kissing it Better”, que no Reino Unido trabalha com voluntariado em hospitais e abrigos para idosos, faz um lindo trabalho promovendo dias de leitura em asilos. Para a diretora da associação, Jill Fraser, o som de algumas palavras sendo lidas e o ritmo desses versos atuam como “um detonador que ativa a palavra e lembranças dos idosos com Alzheimer”, explica.
Elaine Gibbs, diretora do lar para idosos Hylands que atualmente abriga 19 pessoas, conta que a leitura de poemas transforma completamente o humor dos pacientes. “Quando eles escutam um verso e conseguem se lembrar de um poema, eles ganham o dia”, afirma.
Mas, apesar de ser uma forma de instigar e exercitar a memória dos idosos, a poesia não é capaz de curar o Alzheimer. Assim como através música e da apreciação de obras de arte, o benefício da poesia está em estimular a confiança nos doentes e fazê-los se emocionar no momento em que eles se dão conta de que ainda conseguem se lembrar de algo.
COMECE AGORA!
O escritor Sergio Antonio Meneghetti fez um ebook exclusivo para ajudar na prevenção e no tratamento de pessoas com Alzheimer. Para acessar o seu, clique aqui!
Há também muitas outras formas de reduzir o avanço da Doença de Alzheimer. São cuidados que vão desde a alimentação até as atividades diárias. Muitas dessas opções você conhece nos cursos e palestras da plataforma de ensino do Alzheimer360. Veja agora!
Costumo ler sempre os vossos e-mails que recebo atentamente. A minha mãe foi lhe diagnosticado o Alzheimer em 2007, graças a Deus tem evoluído devagar, mas a falta de memória há dias em que é mais notória, tem momentos em que a sua cabeça funciona muito bem, mas já vai tendo episódios ( 1 por mês) que não sabe onde está. Faço com que leia e escreva e outra vezes tenho que escrever , porque senão tenho que estar sempre a repetir. Mas é muita querida a minha mãe e pede muita desculpa por não conseguir fixar o que lhe dizemos. Muito Obrigada pelas vossas mensagens.
Leio atentamente as dicas e e-mail que recebo!!!Muito bom conteúdo rico e importante para quem não sabe o que faz mediante uma situação difícil o qual muitos não vê saída para certas atitudes do doente!!!
Meu pai está com Alzaimer desde 2010 é difícil para o doente e família!!!Muita tristeza!!!!
Mas com as dicas de Alzaimer 360 eu encontrei um Gde respaldo!!!!Obrigada a toda equipe !!!Gde abraço!!!
Adriana 27/07/2017