8 Formas de Lidar com os Vícios da Pessoa com Alzheimer
- 29 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Você já ouviu falar diversas vezes que evitar os vícios é o melhor para a sua saúde. Álcool, cigarros e alimentação inadequada, como excesso de doces e gorduras ruins, são vilões que sabemos que precisam ser combatidos. O problema é que, em muitos casos, a pessoa com Alzheimer já tinha algum desses vícios antes da doença e permanece com eles. O que fazer? Como lidar com essa situação? As dicas abaixo poderão lhe ajudar. Confira:
Cigarro
1 – Tente fazer o doente lagar o cigarro aos poucos
A falta da nicotina de uma hora pra outra pode deixar a pessoa ainda mais nervosa. Tente induzir o fumante a diminuir gradativamente o uso do cigarro.
2 – Reduza o número de cigarros
Quando o idoso pedir cigarros, dê em intervalos cada vez mais espaçados. Se ele pedir com mais frequência, tente distraí-lo com alguma atividade que ele goste.
3 – Evite deixar o doente sozinho
Mesmo que a pessoa esteja parando de fumar, fique sempre por perto enquanto ela fuma. Evite deixar o idoso sozinho.
4 – Alternativas ao cigarro
Aos poucos, você pode tentar mostrar outras alternativas ao idoso. Quando ele quiser fumar, convide-o para alguma atividade, como dar um passeio ou ouvir uma música que goste.
Bebida alcoólica
5 – Pouca quantidade
Quando o idoso pedir bebida, dê em poucas quantidades. Uma dose ou um pequeno copo já é suficiente.
6 – Tipo de bebida
Opte por alguma bebida mais leve, como um cálice de vinho, por exemplo. Essa bebida traz inclusive alguns benefícios para o coração, mas sempre em pequenas doses.
7 – Converse com o médico
Converse com o médico sobre o vício da pessoa com Alzheimer, principalmente se ela estiver tomando remédios. A bebida pode ter alguma interação com os medicamentos e oferecer riscos ao idoso.
Gorduras e doces
8 – Consumir com moderação
O consumo excessivo de açúcares e gorduras ruins não é um risco para o Alzheimer em si, mas para outros problemas como a diabetes e doenças cardiovasculares. Se a pessoa tem Alzheimer mas não possui essas outras doenças que a impeçam de consumir esses alimentos, não há grandes problemas em consumi-los moderadamente. Mesmo assim, é importante procurar um médico ou um nutricionista de confiança para orientar a alimentação.
No Curso Gratuito Online para Cuidadores de Pessoas com Alzheimer você assiste a uma aula sobre alimentação e Alzheimer gratuitamente. Clique aqui para fazer seu cadastro e participar do curso. Conte com as melhores dicas sobre os alimentos para a pessoa com Alzheimer!