Blog
Estudo mostra que níveis baixos de vitamina D aumenta o risco de Alzheimer
- 20 de novembro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Sem categoria
Que a vitamina D é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo a gente já tinha certeza… E se os níveis baixos dessa vitamina no corpo também estiver relacionado ao Alzheimer? É esse o resultado de um estudo nortamericano, publicado na revista médica Neurology.
O estudo não foi o primeiro a relacionar demência a vitamina D, mas é considerado como um dos mais completos sobre o assunto.
O grupo internacional de cientistas, coordenado por David Llewellyn, da universidade Médica de Exeter, observou 1.650 pessoas nos Estados Unidos com mais de 65 anos, durante 6 anos.
Nenhum dos participantes sofria de demência, doenças cardiovasculares ou derrames no início do estudo. No final da pesquisa, 1.169 pacientes com níveis normais de vitamina D tinham uma chance em 10 de desenvolver demência. 70 participantes apresentaram uma deficiência grave de vitamina D e apresentar uma chance em 5 de desenvolver Alzheimer!
“Já esperávamos encontrar uma relação entre baixos níveis de vitamina D e o risco de demência e Mal de Alzheimer, mas os resultados foram surpreendentes. Descobrimos que a associação é duas vezes maior do que se esperava”, afirmou o doutor Llewellyn à BBC.
Mesmo com esse resultado surpreendente os pesquisadores afirmam que ainda precisam ser feitos mais estudos para estabelecer que o uso de suplementos de vitamina D ou de alimentos ricos nessa vitamina podem prevenir ou retardar o Alzheimer.
Vale lembrar que, além disso, a vitamina D ajuda a fortalecer os ossos, proteger o coração, prevenir e controlar diabetes, dentre inúmeros outros benefícios! Ela pode ser encontrada principalmente em peixes oleosos, comprimidos manipulados, ovos e, na maior parte, através da exposição da pele ao sol.
Porém, a conversão de vitamina D pela pele dos idosos pode não ser tão eficiente quanto em pessoas mais jovens. Por isso é muito importante que ajam sempre consultas com o médico e sejam feitos exames para medir o nível das vitaminas no organismo e, se necessário, suplementar.
O que comemos tem relação direta com nossa saúde em geral, inclusive com a saúde do nosso cérebro. A palestra da nutricionista Joana Kamil no Curso Gratuito Online para Cuidadores do Alzheimer360 fala exatamente sobre isso, sobre quais alimentos devemos consumir para melhorar a saúde do nosso cérebro, prevenir e tratar o Alzheimer. Ah, detalhe: no fim da palestra tem receitinhas práticas para você se aventurar hoje mesmo na sua cozinha! Bora começar? Clique no link!
Quero saber sobre alzaimer tudo
Nao consegui abrir a pág do video da aula grátis de alimentação do portador de Alzheimer