6 Formas de Estimular a Memória e a Fala da Pessoa com Alzheimer na Cozinha
- 2 de janeiro de 2017
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Dicas e Cuidados
Um dos sintomas do avanço do Alzheimer é o comprometimento das funções da linguagem e da memória. Por isso, as pessoas que têm a doença costumam ter problemas na fala ou se esquecer de alguns nomes simples de objetos. Para minimizar o problema, existem diversas formas de estimulação indicadas pelos profissionais. Elas ajudam a manter as capacidades do idoso por mais tempo!
Tanto exercícios para a linguagem e memória quanto em quaisquer outras atividades diárias, uma dica importante é sempre fazer algo que a pessoa goste. Por exemplo: se ela era dona casa, adorava cozinhar ou gosta de ficar na cozinha, uma boa ideia é usar o espaço e explorar essa paixão para a estimulação.
Veja abaixo 6 atividades que podem ser desenvolvidas na cozinha para estimular a memória e a fala da pessoa com Alzheimer:
1 – Nomear os objetos
Utilize os objetos comuns da cozinha que o idoso possa tocar e peça para que ele diga seus nomes. Fogão, geladeira, mesa… Diga para que ele toque um a um e fale seus nomes em voz alta.
2 – Descrever a função
Depois que ele já falou os nomes, agora é a hora de perguntar para o que serve aquele objetivo. Lembre-se de pedir que ele diga em voz alta!
3 – Repetição
Outra forma interessante de estimular a fala e a linguagem é pedir que o idoso sempre repita as respostas que acabou de falar.
4 – Ajudar nos afazeres
É importante que o doente se sinta útil. Peça para que ele ajude nos afazeres da cozinha, na medida do possível e sob supervisão. Pode ser que ele não consiga mais cozinhar, mas pode ajudar a fazer a lista de compras ou organizar os alimentos, por exemplo.
5 – Preparar receitas
Assim como no último item, não necessariamente é preciso cozinhar. Se o idoso se interessa por culinária, fale sobre as receitas, ingredientes e explique os passos para prepará-la.
6 – Conversas
A cozinha é sempre um bom lugar para conversar. Aproveite a oportunidade e as atividades para conversar sobre assuntos que agradem o idoso, como contar histórias antigas, por exemplo. Sem dúvidas, isso vai ser de grande ajuda para sua socialização!
A importância da comunicação, partilha e troca de experiências para a família e troca de experiências para conhecimento e crescimento!A formação e orientação é fundamental pois com integração haverá Força para exercer este papel tão importante para os cuidados com o idoso!Eles são nossa raiz, eles semearam, cuidaram ajudaram frutificar, hoje somos responsáveis por estes seres que nos deram a vida!Portanto batalhar por eles é uma responsabilidade que cabe a nós e também aos conhecedores dos Direitos dos Idosos!Nosso Pai sempre Educou-nos com os dizeres: Quem planta; Colhe!Nossa função agora é TRABALHAR PELOS IDOSOS, TAMBÉM ESTAMOS NA FILA, SIGAMOS A VIAGEM VIVENDO E PRENDENDO!