Exercitar-se 4 Vezes por Semana Reduz MUITO seu Risco de Alzheimer!
- 22 de dezembro de 2016
- Posted by: Alzheimer360
- Category: Prevenção e Tratamento
Que fazer exercícios faz muito bem para a saúde você já sabe. Também falamos diversas vezes aqui no blog do Alzheimer360 sobre como a atividade física previne ajuda a adiar o avanço do Alzheimer. O que os pesquisadores conseguiram agora foi analisar o cérebro de pessoas com risco de desenvolver a doença e descobrir o que acontecia lá depois dos exercícios.
A pesquisa foi desenvolvida pelos cientistas da Wake Forest School of Medicine, nos Estados Unidos, e consistiu em estudar o cérebro de adultos com médias de idade entre 63 e 67 anos com disfunção cognitiva leve, que apresentam risco de Alzheimer. Eles foram divididos em diferentes grupos e durante 6 meses praticaram atividades física 4 vezes por semana.
Uma parte fez exercícios aeróbicos, como bicicleta, elíptico, e esteira. Enquanto isso, a outra metade praticou alongamentos. Os cérebros deles foram avaliados por meio de ressonância magnética antes e depois desse período, e os resultados foram animadores!
Crescimento cerebral e redução do risco de Alzheimer
Após análises minuciosas das ressonâncias, os cientistas não tiveram dúvidas: aqueles que praticaram exercícios aumentaram o volume de massa cinzenta em várias partes do cérebro, principalmente no lobo temporal, responsável pelas memórias de curto prazo. “Mesmo durante um curto período de tempo, vimos o exercício aeróbio levar a uma notável mudança no cérebro”, afirmou a pesquisadora principal Dr. Laura Baker.
Os participantes do teste também passaram por avaliações de desempenho cognitivo, e nessa quem seu deu melhor foram os que praticaram exercícios aeróbicos. Eles tiveram uma melhora significativa nas funções executivas, ou seja, no desenvolvimento de tarefas que necessitam de raciocínio e resolução de problemas, por exemplo.
“Qualquer tipo de exercício pode ser benéfico”, ressalta o Dr. Kim Jeongchul, outro pesquisador que participou da pesquisa. “Se possível, a atividade aeróbia pode criar benefícios potenciais para o funcionamento cognitivo mais elevado.”, afirmou. De fato, mais uma prova de que se exercitar faz bem!