Prevenção e Tratamento
Apesar de já estar com número alarmante de casos de Alzheimer ao redor do mundo, a população em geral ainda tem muitas dúvidas sobre a Doença. Existem coisas que todos os cidadãos deveriam saber sobre o Alzheimer para que a nossa sociedade esteja mais conscientizada sobre a doença . Selecionamos 8 delas.
O Alzheimer precoce é a forma da doença de Alzheimer quando manifestada em pessoas com idade anterior aos 65 anos de idade. Aprenda como se prevenir, quais são os sintomas, diagnóstico e o tratamento desta forma de Alzheimer em jovens.
Você sabia que alguns dos sintomas clássicos de Alzheimer também podem ser sintomas de outras doenças? Por isso é muito importante conhecer quais são elas e como identificá-las.
Estudo afirma: o uso de Benzodiazepínicos pode produzir um efeito prejudicial à cognição e à memória!
Antigamente, o Alzheimer era visto no senso comum como uma doença estritamente genética. Hoje sabemos que carga genética é, sim, importante, mas não é o único fator responsável no desenvolvimento do Alzheimer.
O relatório da primeira Comissão para a Prevenção e Cuidados da Demência da Lancet, foi apresentado na Conferência Internacional da Associação Alzheimer. O relatório concluiu que 35% dos casos, ou seja, 1 a cada 3 casos de demência no mundo podem ser evitados através da prevenção.
A medicina que se utiliza de plantas é milenar e está presente em diversas culturas pelo mundo inteiro. Os cientistas visitaram esse tipo de medicina e fizeram um estudo que descobriu o extrato de uma planta usada há muitos séculos na medicina antiga da Nigéria pode ser a base de um remédio novo para o tratamento do Alzheimer!
Você já ouviu alguém falar que “a música é a linguagem da emoção” e que faz bem para o corpo e para a alma? Parece papo de poeta, mas acreditem, é verdade!
Quando uma pessoa tem Alzheimer é comum que ela perca a habilidade de se localizar nos lugares ou se desencontre em um local que seja familiar para ela. Mas, e quando isso acontece em pessoas bem mais jovens?
Estar muito bem informado sobre o Alzheimer hoje é muito importante, independente da idade da pessoa. Essa nova técnica é uma virada radical nas investigações sobre o Alzheimer…
Não sei se você sabe, mas os processos inflamatórios do nosso corpo são conhecidos como uma das causas da Doença de Alzheimer! Entenda quais são essas inflamações, como elas ocorrem, como evitá-las e qual sua relação com o Alzheimer.
Não, você não leu errado! A terapia proposta consiste em utilizar bonecas como uma forma alternativa de tratamento não-farmacológico para o Alzheimer!
A perda do cromossomo Y já é um fator de risco conhecido para o câncer. A novidade é que, segundo um estudo, ele pode ser um marcador da doença de Alzheimer!
Se o seu familiar era uma pessoa muito calma, tranquila e durante os últimos meses mudou seu comportamento tornando-se constantemente agressiva e agitada, pode ser um sinal de alerta! Especialistas em Alzheimer propuseram a criação de um novo critério de diagnóstico para a doença, que envolve as mudanças de humor e comportamento.
Sabe aquelas histórias vagas, que dão várias voltas, cheias de palavras repetidas? Então, elas merecem atenção. Uma pesquisa concluiu que vocabulário repetitivo e dificuldade de ir direto ao ponto são sintomas precoces de linguagem afetada pelo Alzheimer!
O alumínio pode ser extremamente neurotóxico, e há evidencias de que a exposição frequente a esse metal é um fator que contribui para doenças neurológicas como o Alzheimer. Aliás, desde a década de 60 a relação entre o alumínio e o Alzheimer é estudada pelos cientistas.
Para quem gosta, agora tem mais um motivo para tomar aquele cafézinho: ele é um aliado forte na luta contra o Alzheimer!
Segundo estudos…
Ter um hobby libera a tensão e traz sensação de bem estar. No caso da jardinagem, os benefícios são ainda maiores, já que ambientes verdes são terapêuticos e podem melhorar o humor em qualquer fase da vida.
Se antes, já não faltavam motivos para que avós e netos passassem um tempo juntos, agora tem um ainda melhor: avós que cuidam dos seus netos com frequência têm menos riscos de ter a doença de Alzheimer!
Atualmente se tem falado muito na realidade virtual. O assunto não é novo, mas a cada inovação tecnológica ele volta a povoar os noticiários. E não é só no caso de jogos eletrônicos…
Como o Alzheimer ainda não tem cura, toda ajuda é bem vinda na hora de tentar reduzir os sintomas e o avanço da doença – desde que, é claro, seja algo recomendado pelos médicos e especialistas no assunto. A novidade de hoje é a liberação de um remédio feito à base de canabidiol, uma substância retirada da planta da maconha.
Você conhece a arteterapia? É um tratamento não-farmacológico, ou seja, sem uso de remédios, com resultados incríveis para as pessoas com Alzheimer. Como o próprio nome já diz, trata-se de ajudar o doente com uma terapia baseada na arte.
Como você deve saber, nosso organismo está cheio de bactérias. Mas, fique calmo! Elas tem ação importante para algumas funções do nosso corpo, como no intestino, por exemplo – é a tão conhecida flora intestinal. O que alguns cientistas observaram é que algumas alterações nessas bactérias podem estar relacionadas à Doença de Alzheimer. E isso pode ajudar bastante para entender o problema e se prevenir mais cedo.
Pela primeira vez, cientistas brasileiros desenvolveram um exame de sangue que pode diagnosticar o Alzheimer em 30 minutos. O exame é feito com o…
O que você já ouviu falar sobre a meditação? Muito conhecida no oriente, ela é basicamente a atitude de se concentrar e “não pensar”. Será que essa atividade poderia ter alguma relação com a prevenção do Alzheimer? Afinal de contas, muitos praticantes relatam que se sentem mentalmente bem depois que começam a meditar…
Quando se fala da relação entre a religiosidade e a prevenção do Alzheimer, a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente é alguma religião específica. Porém, nesse caso, estamos falando somente da religiosidade, ou seja, ter alguma prática religiosa – seja ela qual for! Muitos médicos e especialistas ressaltam a importância disso para se prevenir e mesmo fazer com que a doença evolua mais devagar.
Você que acompanha o blog do Alzheimer360 já leu em algum momento sobre as proteínas que se acumulam no cérebro e causam o Alzheimer. Elas deterioram os neurônios, e na medida em que sua quantidade aumenta, vão aparecendo os diferentes sintomas da doença que conhecemos tão bem. Uma dessas proteínas é a proteína tau, o principal alvo do novo tratamento sobre o qual vamos falar hoje.
Se tem algo que é consenso entre os médicos e especialistas, é a importância da prevenção do Alzheimer. A doença ainda não tem cura, e enquanto as pesquisas avançam para tentar solucioná-la, a medida mais certa é fazer de tudo para evitar a situação. As melhores formas de prevenção são os hábitos saudáveis, mas será possível medir o quanto de fato elas ajudam?
Quando o assunto é prevenção do Alzheimer, muito se fala em palavras cruzadas, quebra-cabeça, jogos de memória… Afinal, será que eles ajudam na luta contra a doença? Muitos médicos e especialistas dizem que sim, e agora eles têm mais uma confirmação disso. Os cientistas do Instituto do Alzheimer de Wisconsin, nos Estados Unidos, concluíram um estudo onde essas atividades foram colocadas à prova e o resultado foi o melhor possível!
Em todo o mundo, os cientistas buscam dia após dia diferentes formas de identificar o Alzheimer mais cedo. O diagnóstico precoce pode fazer a diferença na vida de quem tem a doença, com a possibilidade de iniciar o tratamento mais cedo e ter mais qualidade de vida, por mais tempo. A boa notícia de hoje fala sobre a relação entre os níveis de ferro no cérebro e a Doença de Alzheimer, que pode ajudar na identificação do problema.
Um robozinho desenvolvido por uma empresa japonesa, chamado Pepper (Pimenta, em português), é a última sensação quando o assunto é robótica. Ele é capaz de conversar com as pessoas, identificar e expressar emoções. Mas, afinal, seria possível utilizá-lo para ajudar nos cuidados de pessoas com demências, como o Alzheimer?
Os gastos envolvidos para cuidar de uma pessoa com Alzheimer são motivo de preocupação para muitos familiares e cuidadores. Já falamos aqui no blog do Alzheimer360 sobre qual é esse gasto médio para os cuidados com que tem Alzheimer…
Quando se fala em inteligência artificial, qual a primeira coisa que você imagina? Supercomputadores? Robôs que podem ser mais inteligentes que os seres humanos, nos colocando em risco? Calma, não é nada disso.
Você gosta de sauna? Muita gente gosta dessa prática, e a ciência tem falado de alguns benefícios dela para a saúde. Dessa vez, um estudo relacionou o uso da sauna à prevenção da Doença de Alzheimer.
Às vezes, pesquisas sobre um determinado assunto acabam gerando descobertas bastante úteis para outras finalidades. E isso é o que aconteceu no caso que vamos contar hoje. Leandro Bergantin é um professor da Universidade Federal de São Paulo que pesquisava sobre medicamentos para a pressão arterial.
Já falamos aqui no blog do Alzheimer360 sobre muitas substâncias que podem prevenir o Alzheimer. Algumas são remédios que têm sido testados dia após dias pelos cientistas. Outras são substâncias naturais das plantas e alimentos, já muito utilizadas.
A maioria dos estudos sobre o Alzheimer, desde que a doença foi descoberta, se baseiam no acúmulo de placas beta-amiloide no cérebro. Essas placas, compostas por proteínas, seriam as responsáveis por lesar os neurônios pouco a pouco, o que causa os progressivos sintomas do Alzheimer.
Os exercícios aeróbicos são muito importantes na prevenção do Alzheimer. Há um consenso entre os especialistas da área que tudo que faz para a saúde cardiovascular também ajuda a prevenir o Alzheimer. Isso porque o bom funcionamento dos sistema nervoso depende de uma boa circulação.
Uma iniciativa conjunta entre um lar de idosos e um abrigo para animais abandonados nos Estados Unidos tem chamado a atenção. É um projeto que traz benefícios para ambas as partes e, como resultado, faz todos suspirarem emocionados!
Que fazer exercícios faz muito bem para a saúde você já sabe. Também falamos diversas vezes aqui no blog do Alzheimer360 sobre como a atividade física previne ajuda a adiar o avanço do Alzheimer.